MESQUITA REGISTRA QUEDA NO NÚMERO DE ROUBOS DE VEÍCULOS
Em Mesquita, os profissionais da segurança trabalham diariamente para aumentar a sensação de proteção nas ruas. Além das atuações cotidianas em vários cantos da cidade, os agentes da esfera pública municipal se juntam aos da esfera estadual para realizar operações integradas. As ações tiveram início em novembro do ano passado e já apresentam resultados positivos. Um dos principais destaques é a queda no número de roubos de veículos em Mesquita, que, apenas nos últimos meses, saiu de 50, em novembro, para 26, em fevereiro.
“Tivemos esse último dado justamente no mês de Carnaval, no qual as ruas costumam ficar mais movimentadas e, consequentemente, a incidência de ocorrências pode ser maior. Mas, no nosso caso, diminuiu. A média esperada, segundo os indicadores criminais do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP), era de 31 casos desse delito em específico para Mesquita. Em contrapartida, o estado está em uma crescente nessas ocorrências”, pontua Renata Paranhos, subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e coordenadora-geral do Centro de Controle Operacional de Mesquita (CCO).
Os dados são de um relatório gerado pelo próprio ISP. O documento também apresenta dados que contribuem para a análise técnica, como os dias e horários em que os veículos foram roubados, os locais dos crimes e de recuperação, os tipos de veículos, entre outros. Com essas descrições, as equipes, principalmente os profissionais do setor de Inteligência da Guarda Civil Municipal, têm a oportunidade de estabelecer métricas para elaborar as melhores estratégias de ação, minimizando os riscos e maximizando os impactos positivos.
Os bons resultados se devem às operações integradas, que consistem em ações planejadas em que agentes da Guarda Civil Municipal realizam patrulhas especiais com apoio de profissionais da Subsecretaria de Transporte e Trânsito de Mesquita, do 20º Batalhão de Polícia Militar, do programa Operação Segurança Presente e da 53ª DP (Delegacia Policial). Enquanto isso, no prédio do Centro de Controle Operacional (CCO), o trabalho é complementado com o monitoramento remoto das imagens das câmeras de segurança e drones, pelo qual é possível fazer uma identificação mais eficaz dos espaços da cidade. Por dia, a cidade recebe cerca de quatro dessas operações, em diferentes pontos.
Além do monitoramento, na base do CCO, os agentes realizam a consulta dos veículos que circulam pela cidade para identificar possíveis irregularidades. “Fazemos isso antes mesmo deles passarem pelas operações. Através das câmeras, verificamos se algum veículo foi roubado ou furtado. Caso haja suspeita, fazemos o contato com o agente que está na rua e comunicamos o ocorrido. Lá, ele faz uma outra consulta para se certificar. Se a suspeita permanecer, a abordagem é realizada quando o veículo chega perto da patrulha. Podemos dizer que, em cada ação, consultamos uma média de 90 veículos”, explica o agente Luis Carlos Vieira, da Guarda Civil de Mesquita. Essas vistorias são feitas pelo Infoseg, que é um sistema de pesquisa que permite identificar e cruzar diversas informações simultaneamente, como pessoas e veículos. Vale destacar que o Centro de Controle Operacional de Mesquita está em fase final de implementação e será inaugurado em breve.