O seu canal de Noticias

MATE A DISTRAÇÃO OU ELA TE MATA

 

Não existe mais bobo em concurso público! Ou você se prepara fazendo todo o possível para ser aprovado ou perderá espaço para o seu concorrente. Para conquistar a sua vaga, é preciso ter um bom nível de conhecimento, atender as exigências do T.A.F.(Teste de aptidão física), atender as exigências médicas e documentais, e o mais importante, mandar bem no dia da prova. Mas como ir bem no dia da prova se dificilmente você tem ido bem durante suas sessões de estudo? Manter a atenção e a motivação durante a preparação para prova pode ser um grande desafio, siga essas orientações e passe por cima das distrações:

 

1) MOTIVAÇÃO TODO DIA?

 

É bem verdade que nem todo dia você estará motivado, e justamente nesses dias o seu estudo tende a render menos. A relação entre estudar sem vontade e ter um mau rendimento é direta! Mas não há fórmula mágica para se desenvolver, o seu sucesso depende de um planejamento estratégico bem elaborado e de uma execução com disciplina e constância. Num primeiro momento, a sua falta de motivação é perfeitamente compreensível, pois o seu cérebro não está acostumado com a carga horária de esforço mental realizado durante uma sessão de estudo. Sua resistência ao papiro é natural! Para vencer a falta de motivação desenvolva um cronograma adequado a sua realidade: menor quantidade de disciplinas por dia, menor tempo de estudo do conteúdo, menor quantidade de questões para resolver. Comece com pouca carga! Ainda assim, é possível que sinta um desconforto, mas insista em estudar. E antes de iniciar sua sessão de estudo, tenha em mente o real motivo de estar estudando. Com o tempo e com disciplina, sua falta de motivação estará controlada e o foco durante sua preparação estará fortalecido.

 

 

2) O QUE TE FAZ DISTRAIR?

 

É bem verdade que nem sempre você estará desconcentrado, você está assim em alguns momentos. Entenda que isso também é natural! O nosso cérebro é divido em 2 hemisférios: o esquerdo e o direito. O esquerdo é mais lógico e matemático. O direito é mais artístico e imaginativo. Durante o papiro usamos mais o lado lógico, mas aos poucos somos distraídos e nos desconcentramos por ação do lado direito do cérebro, o lado imaginativo. Mas isso pode ser contornado? Pode! Devemos utilizar essa característica imaginativa ao nosso favor e fazer ambos os lados trabalharem durante a nossa sessão de estudo. Uma forma é a utilização de mnemônicos associando ideias sem aparente familiaridade para facilitar a memorização do conteúdo. Ex: “PV=nRT” lê-se “Por você nunca rezei tanto!”. Procure imaginar situações que façam o conteúdo sair do papel e virar algo mais concreto e palpável. Nem sempre isso será possível, mas é um recurso validado para vencer a falta de atenção e concentração.

 

Não existe caminho fácil ou fórmula mágica. O seu sucesso depende da sua disciplina e constância. Coloque em prática essas instruções e estude com foco!

 

Estudar até passar!

Por- Matheus Guimarães

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.