MARICÁ REALIZA DIA “D” DE MULTIVACINAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NESTE SÁBADO
Mobilização é voltada à atualização da caderneta de crianças e adolescentes de até 14 anos, além de disponibilizar as vacinas contra a Covid-19 e gripe para todos os públicos
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (02/09), das 9h às 16h, o Dia “D” de Multivacinação, disponibilizando em 25 Unidades de Saúde da Família (USF) as vacinas de rotina para a faixa etária de até 14 anos e a dose contra a Influenza (gripe) para todos com idade acima de seis meses. Além disso, os pequenos de seis meses a 11 anos terão a oportunidade de se vacinar contra a Covid-19 nas USF Inoã 2 e Elenir Umbelino de Mello. Já o grupo com 12 anos ou mais (adolescentes, adultos e idosos) poderá regularizar o esquema vacinal contra a Covid-19 nas USF Central, Jardim Atlântico, Marinelândia, Chácara de Inoã e São José 2.
A ação possibilita que a população atualize a vacinação em um sábado, facilitando o acesso aos polos de imunização e oferecendo a oportunidade de toda a família se proteger contra várias doenças.
Durante a mobilização, as crianças e adolescentes com idade até 14 anos poderão receber as seguintes vacinas de rotina: pentavalente, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, poliomielite (VIP), hepatite A, tríplice bacteriana (DTP), HPV, tríplice viral, VOP, varicela (catapora), febre amarela, hepatite B, difteria e tétano (DT), meningocócica quadrivalente (ACWY).
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou a importância da mobilização para a proteção contra várias doenças, convocando a população a participar.
“O Dia “D” de Multivacinação é o momento dos pequenos de até 14 anos receberem as vacinas de rotina e todos os públicos podem regularizar a vacinação contra a gripe e a Covid-19. Com isso, oferecemos essa chance em um sábado para aqueles que não podem comparecer às USF nos dias úteis, mobilizando toda a família. Por isso, pedimos que os maricaenses se unam a essa corrente: vá até a unidade mais próxima e garanta proteção essencial no dia a dia”, afirmou.
Vacinação contra a Covid-19 no Dia “D”
Lembrando que as pessoas a partir de 18 anos e aquelas com alguma comorbidade com 12 anos ou mais poderão receber o reforço bivalente contra a Covid-19 no Dia “D”. A dose atualizada, que protege contra as variantes mais recentes da doença, estará disponível àqueles que tomaram, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores (monovalentes) nas USF Central, Jardim Atlântico, São José 2, Chácara de Inoã e Marinelândia. Também é possível receber alguma das doses anteriores nessas unidades.
Durante a mobilização, haverá vacinação infantil contra a Covid-19 nos polos dessa faixa etária, que são a USF Inoã 2 e Elenir Umbelino de Mello (Flamengo). Os pequenos de seis meses a 4 anos que iniciaram o esquema vacinal com a Pfizer Baby precisam receber um total de três doses, com quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda, além da administração de uma terceira dose após, no mínimo, oito semanas da segunda aplicação. Já as crianças de 5 a 11 anos devem receber duas doses da vacina, além de um reforço quatro meses após a segunda dose.