MAIO LARANJA: BÚZIOS E CABO FRIO TÊM AÇÕES CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Caminhadas, rodas de conversas, palestras, panfletagem e capacitações estão entre as atividades
Com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, diversas cidades do país estão aderindo à campanha do ‘Maio Laranja’, mês de conscientização sobre o tema. Na Região dos Lagos do Rio, Búzios e Cabo Frio vão promover inúmeras iniciativas.
Ações em Búzios
Em Armação dos Búzios, será lançada a jornada ‘Búzios Protege’, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. Na sexta-feira, 17, às 9h, será realizada uma panfletagem sob o tema ‘Proteja Nossas Crianças’, em Manguinhos.
As ações vão continuar ao longo do mês. Estão agendadas rodas de conversa nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Rasa, José Gonçalves e Cem Braças na próxima terça, 21, quarta, 22, e quinta, 23, respectivamente, todas às 14h, visando promover o diálogo e a troca de informações sobre o tema.
Além disso, no dia 24, às 14h, haverá uma caminhada e distribuição de panfletos sobre a campanha no Centro, como forma de sensibilizar a população. A jornada também incluirá palestras sobre combate ao abuso e exploração sexual desse público-alvo.
Ações em Cabo Frio
Em Cabo Frio, a Secretaria da Criança e do Adolescente (Secria) promove uma série de ações dedicadas à conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em alusão ao tema e ao mês de campanha.
A programação conta com a atuação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) sob a ótica da exploração sexual de crianças e adolescentes, além de incluir atividades como caminhadas, palestras e capacitações organizadas pela Secria.
O Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Criança e Adolescente abre a programação nesta sexta, 17, das 13h30 às 17h, na sala do Tribunal do Júri, no Fórum da Comarca de Cabo Frio, localizado na rua Ministro Gama Filho s/nº – Braga.
A atividade é uma iniciativa da Secria por meio do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidados e de Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
A primeira caminhada ocorrerá no dia 20 de maio, segunda-feira, com concentração na orla da Praia do Forte, às 14h, seguindo em direção à praça Porto Rocha, a partir das 15h, onde será finalizada. A segunda caminhada ocorrerá em Tamoios, também no dia 20 de maio, às 14h.
Ao primeira caminhada ocorrerá no dia 20 de maio, segunda-feira, com concentração na orla da Praia do Forte, às 14h, seguindo em direção à Praça Porto Rocha a partir das 15h, onde será finalizada.