MAGÉ PARA ELAS NO SEU BAIRRO AGITA O CANTINHO DA VOVÓ EM MAUÁ
O programa Magé Para Elas no seu bairro fez uma parada especial no Cantinho da Vovó, em Mauá. Realizado na terça-feira (22), o evento foi parte das ações do Agosto Lilás, mês dedicado à proteção das mulheres e à conscientização contra a violência doméstica. A Prefeitura de Magé, por meio das secretarias de Assistência Social e de Saúde, ofereceu uma série de serviços voltados para a saúde e bem-estar das mulheres, como vacinação, palestras, testes rápidos, planejamento familiar, entre outros. Também houve serviços de beleza e assistência, como design de sobrancelhas, emissão de CPF e vagas de emprego.
“Magé para Elas foi um programa criado com o intuito de trazer serviços para as mulheres. Realizamos o evento duas vezes ao ano, uma em março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, e outra agora em agosto, com o Agosto Lilás. O objetivo é solucionar as demandas e questões específicas que afetam as mulheres em nossa cidade. Hoje estamos aqui em Mauá, mas ao longo da semana, estaremos visitando outros distritos”, explicou o prefeito Renato Cozzolino.
Flávia Gomes, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, destacou a importância da iniciativa. “Estamos hoje no Cantinho da Vovó em Mauá com essa ação voltada às mulheres, principalmente no mês de agosto, que é um mês de conscientização e combate à violência doméstica. Estamos trazendo serviços do Centro de Inclusão Produtiva, serviços de saúde, do Cadastro Único e muito mais”, disse.
“Fico muito feliz sempre com todos os eventos da Assistência Social, em especial o Magé Para Elas. É realmente muito gratificante poder alcançar as mulheres em todos os distritos, e desta vez, com esta edição especial percorrendo todo o município, começando aqui no Cantinho da Vovó”, comentou.
“E quero aproveitar e fazer um convite, para todo mundo participar da segunda caminhada em combate à violência contra a mulher, que vai acontecer no dia 31 de agosto às 9h, com concentração em frente à Secretaria de Educação, no primeiro distrito”, completou a primeira-dama Lara Torres, madrinha da Secretaria de Assistência Social.
Karoliny Senna, Coordenadora do CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), esclareceu sobre os tipos de violência. “Estamos fornecendo informações sobre a Lei Maria da Penha, que tipifica cinco tipos de violência: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Se a mulher ainda não identificou que está vivendo algum tipo de violência, pode procurar o CEAM, onde receberá orientações e apoio”, afirmou.
O evento foi um sucesso entre a população de Mauá. Maria Cristina Vasconcelos, de 62 anos, disse que “achei tudo ótimo e tenho certeza que precisa ter mais vezes para todas as mulheres. Eu faço parte do grupo de ginástica no Cras da Figueira, onde pude fazer amigos e bater papo”, destaca.
Iracema Rosa de Freitas, de 64 anos, compartilhou sua empolgação com o evento. “Aproveitei para fazer a minha sobrancelha porque eu mereço, e eu estava no bazar também, peguei um chinelinho porque o verão está chegando e vai ser útil”, explicou ela.
Sônia Maria, de 72 anos, acrescentou que tem uma relação de amor com o Cras da região. “Eu amo o Cras, todos os eventos eu estou presente. Hojei já fiz o teste de glicose, já aferi pressão e gostei demais da palestra. Estou amando o evento”, concluiu.