MADURO DIZ QUE BUSCARÁ FORTALECER PARCERIA COM BRICS
No entanto, Caracas deve enfrentar resistência do Brasil
A Venezuela pretende trabalhar na construção de um mundo multipolar em parceria com o BRICS, sendo este um dos objetivos do país, afirmou o presidente Nicolás Maduro.
Uma das “transformações” a ser impulsionada em seu novo mandato presidencial ocorrerá na área da geopolítica, disse Maduro, que tomou posse como presidente da Venezuela para o mandato de 2025 a 2031 na sexta-feira (10).
“Outra transformação [futura] é a geopolítica. [É necessário] impulsionar o surgimento de um novo mundo multipolar e a inclusão da Venezuela na vanguarda de uma nova política de paz, cooperação e desenvolvimento. Junto com os BRICS. A Venezuela já está com o BRICS, com o mundo que avançará para uma nova história”, declarou Maduro durante discurso no parlamento, conforme citado pela Sputnik neste sábado (11).
O BRICS é uma associação interestatal criada em 2006 por Rússia, China, Índia e Brasil. A África do Sul aderiu em 2011. Desde o início de 2024, diversos outros países passaram a integrar o bloco.
A Venezuela anunciou seu desejo de se tornar membro pleno do BRICS em 2023. Maduro esperava que Caracas ingressasse durante a cúpula do bloco na Rússia, em outubro de 2024.
No entanto, o governo da Venezuela afirmou após a cúpula que o Brasil vetou o ingresso do país caribenho no bloco. Além disso, o presidente russo, Vladimir Putin, disse à época que as posições da Rússia e do Brasil em relação à Venezuela não coincidem, destacando que as adesões ao BRICS só ocorrerão por consenso dos membros.
O Itamaraty, no entanto, sustenta que o grupo apenas definiu os critérios e princípios para novas adesões durante a cúpula na Rússia. Oficialmente, o governo do presidente Lula ainda não reconheceu Maduro como vencedor, ao contrário de países como Rússia e China.
Por brasil 247