MADUREIRA, SANTA CRUZ E PORTO/PEQUENA ÁFRICA SÃO BENEFICIADOS PELO PROGRAMA ZONAS DE CULTURA
Ocorre hoje, às 18h30, no Instituto Efeito Urbano (Rua do Livramento 61, Gamboa).
Atrações do Zonas de Cultura em Madureira, no ano passado – Divulgação
Lançado no ano passado em Madureira, o programa Zonas de Cultura chega em 2023 a mais duas regiões da cidade: Santa Cruz, na Zona Oeste, e Porto/Pequena África, no Centro. Para divulgar os nove editais do projeto, que é voltado aos produtores desse setor, a Secretaria de Cultura tem promovido encontros de divulgação das regras da seleção. O terceiro e último ocorre nesta terça-feira (30/05), às 18h30, no Instituto Efeito Urbano (Rua do Livramento 61, Gamboa).
O programa Zonas de Cultura potencializa a vocação do setor nos territórios que recebem o investimento. Serão aplicados aproximadamente R$ 4,5 milhões, sendo R$ 1,5 milhão por área. Para cada uma delas haverá três editais, com prazos de inscrição até 16 ou 19 de junho, conforme a proposta escolhida. Podem participar pessoas jurídicas e, em alguns casos, é permitido ser Microempreendedor Individual (MEI). As informações, os prazos e os formulários estão em fetaerj.com/zonas-de-cultura. A previsão é que as atividades ocorram de agosto a dezembro.
O objetivo do programa é realizar, em cada uma das três regiões, três festivais, dez a 12 ações culturais e, ainda, dez produtos de intercâmbio cultural em escolas.
A Zona Portuária foi incluída no programa por abrigar uma região de relevância histórica, tendo a Pequena África recebido investimentos do poder público para a valorização da memória e da herança africanas do Rio. E, no caso de Santa Cruz, é o bairro mais distante do Centro, com um dos menores IDHs do município, apesar de mais de 450 anos de história e importante produção cultural.
Por: Redação