MACRON DIZ QUE É CONTRA O ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO ENTRE UNIÃO EUROPEIA E MERCOSUL
Presidente da França afirmou que o acordo não é bom para nenhuma das partes
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse neste sábado (2) que é contra a aprovação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
“Sou contra o acordo Mercosul-UE, porque acho que é um acordo completamente contraditório com o que ele está fazendo no Brasil e com o que nós estamos fazendo, porque é um acordo que foi negociado há 20 anos, e que tentamos remendar”, afirmou em coletiva de imprensa.
O presidente francês disse que o acordo não leva em conta a biodiversidade e o clima dentro dele. “É um acordo comercial antiquado que desmantela tarifas, se me permite. Nos últimos anos, esses acordos foram bastante melhorados”.
“Devemos pensar num acordo que seja muito mais geoestratégico, muito mais consistente com as nossas estratégias e não mexer num acordo à moda antiga. É por isso que não sou a favor deste acordo. Porque hoje não sei como explicar este acordo a um agricultor, a um produtor de aço, a um fabricante de cimento francês ou europeu”, afirmou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi questionado logo depois da declaração de Macron e disse achar normal que a França tenha essa opção. Segundo o presidente, o país tem um histórico protecionista. No entanto, disse ele, a União Europeia não pensa o mesmo.
A questão é que para entrar em vigor, o acordo de livre comércio precisa ser aprovado pelos parlamentos de todos os países, tanto da União Europeia como do Mercosul.
Por Américo Martins e Mathias Brotero – CNN