LULA DIZ QUE ‘MILITARES SE APODERARAM DO 7 DE SETEMBRO’: ‘DEIXOU DE SER UMA COISA DA SOCIEDADE COMO UM TODO’
Governo espera reunir cerca de 30 mil pessoas em Brasília no primeiro desfile do novo mandato do petista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na terça-feira que os militares se “apoderaram” do feriado do 7 de Setembro e que a data deixou de ser “uma coisa da sociedade”. A declaração do petista ocorre às vésperas da data marcada nos últimos anos por atos do ex-presidente Jair Bolsonaro.
— Todo o país do mundo tem na festa da independência uma grande festa. O que aconteceu no Brasil é que como nós tivemos por 23 anos um regime autoritário, a verdade é que os militares se apoderaram do 7 de Setembro. Deixou de ser uma coisa da sociedade como um todo. O que nós estamos querendo fazer agora, com a participação do Exército, da Marinha e da Aeronáutica é voltar a fazer um 7 de Setembro de todos. O 7 de Setembro é do militar, do professor, do médico, do dentista, do advogado, do vendedor de cachorro quente, do pequeno e médio empreendedor individual.
O governo espera reunir cerca de 30 mil pessoas em Brasília no primeiro desfile do novo mandato de Lula. Desse total, aproximadamente seis mil vão acompanhar o desfile nas arquibancadas que já estão montadas no corredor ministerial.
A tribuna de honra do presidente deve contar com a presença de aproximadamente 200 autoridades, incluindo ministros, membros do Congresso e Judiciário e representantes das Forças Armadas.
Por Alice Cravo