LULA ASSINA ACORDO QUE DESTINA A QUILOMBOLAS 78,1 MIL HECTARES DA BASE DE ALCÂNTARA, NO MARANHÃO
Com a titularidade das terras resolvida, o presidente prometeu construir no local escolas, unidades de saúde e casas por meio do Minha Casa, Minha Vida
O presidente Lula (PT) assinou nesta quinta-feira (19) um acordo histórico para resolver o conflito de terras que envolve a Força Aérea Brasileira (FAB) e comunidades quilombolas de Alcântara, no Maranhão, informa o Metrópoles. “O impasse tem como pano de fundo o projeto do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), do Programa Espacial Brasileiro, da FAB. Na década de 1980, comunidades quilombolas que viviam na região foram retiradas para dar lugar à construção da base”, explica a reportagem.
O acordo assinado destina 78,1 mil hectares para os quilombolas de Alcântara e valida a utilização de 12,6 mil hectares pelo empreendimento da FAB.
Em breve discurso, o presidente Lula afirmou que “tem gente que nasce e morre esperando respeito dos governantes e não tem” e se lembrou de sua infância ao ver as casas de barro em que os quilombolas moram. “Eu nasci em uma casa assim, de barro. Minha mãe teve 12 filhos, todos de parteira. Eu sei o que é morar em uma casa assim, com candeeiro, inclusive”. “A escravidão acabou há muito tempo, mas parece que para algumas pessoas no Brasil ela não acabou”, lamentou.
O presidente prometeu que a partir de agora, com a titularidade das terras resolvida, governo estadual e municipal se empenharão em construir no local escolas, unidades de saúde e casas novas por meio do Minha Casa, Minha Vida. “Tem que ter um parquinho, uma praça boa, um campo de futebol. Quando eu voltar aqui, vou ensinar a comunidade a jogar bola”, brincou.
Por247