LÚCIO BARBOSA E KÁTIA DOS SANTOS ENTREGAM SEUS CARGOS NA SAF DO VASCO
Interferência e comprometimento à governança pesaram na decisão; Pedrinho já foi comunicado
O CEO Lúcio Barbosa e a CFO Kátia dos Santos entregaram seus respectivos cargos na SAF do Vasco na manhã desta terça-feira. O presidente Pedrinho já foi comunicado da decisão.
Segundo fontes ligadas ao comando da empresa, a interferência do CRVG, que está no controle das ações por decisão judicial, e o comprometimento à governança da SAF pesaram na decisão. Elas relataram que nos últimos dias há interferência de muitas pessoas ligadas à direção de Pedrinho, presidente do Vasco, no dia a dia da empresa. O vazamento de informações confidenciais também causou insatisfação internamente.
Funcionários disseram ao ge que o clima nos últimos dias era ruim e de insegurança em relação ao futuro da SAF vascaína. O vídeo do presidente Pedrinho prometendo mudanças na estrutura do futebol não pegou bem nos bastidores da empresa.
Pedrinho diz que derrota do Vasco para o Flamengo foi “inadmissível” e “inaceitável”
A declaração do presidente já indicava uma mudança na estrutura da SAF e a perda de poder de Lúcio Barbosa. Antes da decisão judicial, os funcionários do futebol se reportavam ao CEO, por exemplo. Em seu vídeo, Pedrinho disse que seria o chefe do diretor-executivo Pedro Martins e do diretor-técnico Felipe.
A relação entre Pedrinho e Lúcio não era boa desde antes da decisão judicial de 15 de maio que tirou o controle da SAF das mãos da 777 Partners e deu ao clube associativo. Pessoas próximas ao presidente reclamavam que o CEO não se reportava ao CRVG, antes sócio-minoritário. Tanto que Pedrinho pediu uma reunião exclusiva com representantes da empresa americana, na qual fez reclamações sobre o executivo brasileiro.
Lúcio foi contratado pela 777 e era visto como o homem de confiança da empresa no Brasil. Nos corredores de São Januário, o futuro do CEO já era tido como indefinido. Os pares de Pedrinho avaliavam como ruim a gestão do chefe executivo e defendiam mudanças. O fato de o presidente ter encontrado os cofres da SAF vazios também não pegou bem.
Com a entrega do cargo, a SAF do Vasco perde as suas principais figuras administrativas. Lúcio Barbosa foi CFO na criação da empresa e posteriormente substituiu Luiz Mello na posição de CEO. Kátia dos Santos entrou no lugar dele na chefia da área financeira.