O seu canal de Noticias

LINDBERGH FARIAS: “O DESTINO DE BOLSONARO É SER CONDENADO E PRESO”

Em vídeo publicado nesta quinta-feira (22) na rede social X (antigo Twitter), o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara dos Deputados, avaliou como “demolidor” o depoimento do tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior ao Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do processo sobre a tentativa de golpe de Estado liderada por Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Para Lindbergh, as declarações do ex-comandante da Força Aérea Brasileira selam o destino do ex-presidente: “vai ser preso! É sem anistia!”.

O parlamentar afirmou que o depoimento de Baptista Junior “vai levar, definitivamente, Bolsonaro para a prisão” e que as informações dadas pelo militar confirmam não só a existência de uma minuta golpista, mas também o envolvimento direto de outros chefes das Forças Armadas na conspiração contra o resultado das eleições de 2022.

“Teve sim voz de prisão para Bolsonaro por parte de Freire Gomes, ex-comandante do Exército. O ex-chefe da Marinha, almirante Garnier, ia sim colocar as tropas a favor de Bolsonaro para um golpe”, declarou Lindbergh.

Ainda segundo o líder do PT, Baptista Junior revelou que Bolsonaro cogitou prender o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O deputado também relembrou os planos mirabolantes dos “kids pretos”, que teriam planejado um atentado para assassinar o presidente Lula
PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes, no que ficou conhecido como “Operação Punhal Verde e Amarelo”.

Um dos trechos mais contundentes do vídeo é a menção à declaração feita pelo ex-comandante da Aeronáutica diretamente ao então presidente da República:

“O ex-chefe da Aeronáutica disse com todas as letras a Jair Bolsonaro em uma das reuniões: aconteça o que acontecer, no dia 1º, o senhor não será presidente”.

Lindbergh ressaltou que as falas de Baptista Junior confirmam o andamento das investigações conduzidas pela Polícia Federal e a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), afastando qualquer dúvida sobre a responsabilidade de Bolsonaro na tentativa de subversão da ordem democrática. “Esse depoimento é decisivo. Não é a delação de Mauro Cid. São depoimentos dos próprios chefes militares de Bolsonaro confirmando que ele atentou sim contra a democracia brasileira”, enfatizou.

Críticas aos EUA e a Eduardo Bolsonaro – O deputado também reagiu com veemência à notícia de que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria a intenção de retaliar o ministro Alexandre de Moraes por seu papel no julgamento dos envolvidos na tentativa de golpe. Para Lindbergh, trata-se de uma afronta à soberania do Brasil.

“Isso é inaceitável. Eles não vão intimidar o Supremo e nem interferir nesse julgamento do Bolsonaro”, protestou.

Ele ainda acusou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de estar atuando no exterior contra os interesses do país. “Está fora do Brasil conspirando, levantando inverdades e o que a gente está tendo com essa declaração do [secretário de estado dos Estados Unidos, Marco] Rubio nos Estados Unidos é uma clara interferência na nossa soberania nacional. Isso não vai adiantar. O destino de Bolsonaro é ser condenado e preso pelos crimes contra a democracia”.

Por Guilherme Levorato – Brasil247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.