LÍDER DO GOLPE NO GABÃO NOMEIA PRIMEIRO-MINISTRO INTERINO
Um decreto que nomeia Raymond Ndong Sima como chefe do governo de transição foi lido pelo exército
O líder nomeado pelos rebeldes e presidente de transição do Gabão, Gen. Brice Oligui Nguema, nomeou um ex-primeiro-ministro, Raymond Ndong Sima, como o primeiro-ministro de transição, informou a mídia local.
Um decreto que nomeia Sima como chefe do governo de transição foi lido pelo exército durante a transmissão ao vivo do canal de TV Gabon24.
De acordo com o Gabon Media Times, Sima foi educado na França e depois trabalhou no Ministério da Economia e Planejamento do Gabão. Nos anos 1990, ele foi chefe de várias empresas estatais. Ele já serviu como ministro da agricultura e como primeiro-ministro de 2012 a 2014. Em 2015, Sima deixou o governante Partido Democrático Gabonês e se tornou um crítico proeminente do presidente deposto Ali Bongo Ondimba.
Em 30 de agosto, Ondimba, presidente do Gabão desde 2009, foi reeleito para um terceiro mandato após garantir 64,2% dos votos. O exército gabonês então depôs Ondimba em um golpe, declarando os resultados das eleições anulados e todas as instituições dissolvidas. O exército prometeu que construiria gradualmente instituições de transição, com o Gabão cumprindo todas as suas obrigações domésticas e internacionais.
Por Sputnik