O seu canal de Noticias

LIBERTAD, DIZ MUSK DEPOIS DE ENCONTRO COM MILEI NOS EUA

Presidente argentino visitou sede da Tesla no Texas nesta 6ª feira (12.abr); ofereceu “ajuda” ao bilionário no embate com o STF no Brasil

O presidente da Argentina, Javier Milei, reuniu-se nesta 6ª feira (12.abr.2024) com o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk. O encontro foi realizado na fábrica da Tesla, em Austin, Texas (Estados Unidos). Musk é CEO da montadora elétrica de automóveis.

Em publicação no X, o empresário comemorou o encontro. “Estamos caminhando para um futuro emocionante e inspirador!”.

Em outra publicação, o bilionário comentou uma postagem do presidente argentino com registros da reunião: “Libertad!”, escreveu, referindo-se ao slogan utilizado por Milei, “Viva la Libertad, Carajo“, que fez parte de sua campanha presidencial em 2023.

Ao jornal argentino Clarín, Gerardo Werthein, embaixador do país nos Estados Unidos, que estava presente no encontro, disse ser “difícil de descrever” a “química na reunião” desta 6ª feira (12.abr).

“Era como se duas almas gêmeas se encontrassem, concordavam em todos os pontos discutidos, mas cada um adicionava sua própria perspectiva, o que os tornava pessoas diferentes em suas respectivas categorias”, descreveu Werthein.

Ainda segundo o embaixador, Milei e Musk “concordaram plenamente sobre a necessidade de liberdade nos mercados para o progresso dos países”. O bilionário destacou como os “entraves burocráticos” desencorajam o investimento, usando como exemplo sua decisão de instalar a fábrica de sua montadora em Austin.

Outro tema discutido entre o líder argentino e o empresário foi a crescente tensão com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. “Javier ofereceu ajuda no que Elon precisasse com seus funcionários no conflito que surgiu no Brasil”, acrescentou o diplomata. Não foram fornecidos detalhes sobre os termos dessa colaboração.

A reunião durou cerca de 80 minutos. Também participaram:

Karina Milei, secretária-geral da Presidência;

Patricio Fuks, empresário e amigo de Milei.

Segundo o site Infobae, Musk tinha uma reunião marcada em Los Angeles quando seu encontro com Milei no Texas foi encerrado. Por isso, o dono da Tesla não esteve presente no passeio que a delegação argentina fez à fábrica de veículos eléctricos.

Também estiveram presentes no encontro: a Secretária Geral da Presidência, Karina Milei; o embaixador designado nos Estados Unidos, Gerardo Werthein; o embaixador designado em Israel, Axel Whnish; e o empresário Patricio Fuks, amigo pessoal de Milei

MILEI & MUSK

Desde a vitória de Milei nas eleições de 2023, o líder argentino e o empresário têm trocado elogios.

Em 19 de novembro, quando o argentino venceu as eleições com 55,69% dos votos válidos, Musk respondeu a um post no X que anunciava a eleição de Javier Milei. “A prosperidade está à frente da Argentina”, afirmou o CEO da Tesla.

Já em dezembro, o proprietário do X publicou em seu perfil da rede social um vídeo de uma entrevista de Milei, no qual o libertário elogia o liberalismo e cita os economistas John Stuart Mill e Milton Friedman.

Musk também elogiou o discurso do presidente da Argentina no 54º Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, em janeiro deste ano. “Boa explicação sobre o que faz os países mais ou menos prósperos”, disse o bilionário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.