O seu canal de Noticias

LEGADO OLÍMPICO TRANSFORMA A VIDA DO CARIOCA COM LAZER, CULTURA, EDUCAÇÃO E MOBILIDADE

O legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 segue transformando o Rio de Janeiro e a vida dos cariocas. Desde a preparação da cidade para receber o evento esportivo, até os dias de hoje, as mudanças são visíveis em diversos bairros, com novas oportunidades de lazer, cultura, educação e mobilidade para os cidadãos.

No dia 24,  a Prefeitura do Rio iniciou um dos projetos mais ambiciosos de revitalização urbana na cidade como parte da preparação da cidade para os Jogos Rio 2016: a implosão do Elevado da Perimetral para a criação do hoje conhecido Porto Maravilha. Desde então, o projeto de recuperação da Região Portuária proporcionou ao carioca novas opções de lazer, cultura e mobilidade urbana. E, em breve, também terá oportunidades de estudar e morar na área central da cidade.

A região conta com o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã. Com 3,5 km de extensão e 287 mil metros quadrados, o boulevard, chamado de Orla Conde, é um calçadão às margens da Baía de Guanabara que substituiu parte da Avenida Rodrigues Alves. É ao longo dela que estão localizados o Museu do Amanhã e o MAR, o AquaRio, a Roda-Gigante Yup Star e as praças Mauá e XV.

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2017 e reconhecido como principal cais de desembarque de escravizados do continente, o Cais do Valongo foi redescoberto durante as obras da Prefeitura de revitalização da Região Portuária em 2011.

Na área de mobilidade, o Centro ganhou, em junho de 2016, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Ele integra todos os meios de transporte do Centro e da Região Portuária: barcas, metrô, trem, ônibus, rodoviária, aeroporto, teleférico, terminal de cruzeiros marítimos e, futuramente, o BRT Transbrasil. E também está sendo expandido para o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que será inaugurado nesta sexta-feira (23/2), na região do Gasômetro.

Com relação à moradia, diversos empreendimentos residenciais estão em construção na Região Portuária. Desde 2021, já foram lançadas aproximadamente seis mil unidades residenciais na área, em seis empreendimentos.

Projeto importante na mobilidade da cidade, o Sistema BRT foi construído para os Jogos Rio 2016. Atualmente, são três corredores exclusivos para ônibus funcionando com capacidade total e frota totalmente renovada: Transoeste, Transolímpica e Transcarioca. A partir desde sábado (24/2), o BRT Transbrasil começa a funcionar de forma gradual.

Inaugurado em 23 de junho de 2012, o Parque Madureira Mestre Monarco é um dos projetos urbanísticos mais bem sucedidos da história recente do Brasil, tornando-se um ícone de lazer, diversão, cultura e serviços na Zona Norte. Nos fins de semana normais, o parque recebe, em média, de 10 mil a 15 mil pessoas. Em dias de evento, o público chega a 35 mil. Com 3.900 metros de extensão, ele é o terceiro maior parque da cidade, atrás apenas do Aterro do Flamengo e da Quinta da Boa Vista. O parque atravessa os bairros de Madureira, Turiaçu, Rocha Miranda, Honório Gurgel e Guadalupe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.