JOVENS DE MAGÉ E ITAGUAÍ AJUDARÃO A RECONSTRUIR PLANO NACIONAL DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE
Nações do mundo buscam urgentemente soluções para a crise climática, e no Brasil, espera-se que a juventude desempenhe um papel vital nesse processo. De maio a novembro de 2024, ocorre o Seminário Nacional de Juventude, Meio Ambiente e Justiça Climática, envolvendo jovens de Magé e Itaguaí, que integrarão a Etapa Nacional e ajudarão a reconstruir o Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente.
Os jovens fazem parte dos primeiros ecoclubes do Projeto Do Mangue ao Mar, da ONG Guardiões do Mar, em parceria com a Transpetro. Durante as etapas Territorial e Regional, eles discutiram temas como urbanização, poluição e desmatamento, realizando pesquisas de campo para propor soluções para problemas identificados, como a queima de resíduos e o despejo inadequado de lixo.
O seminário visa dar voz às juventudes, promovendo uma participação ativa nas políticas públicas. A Etapa Nacional acontecerá em Brasília, de 21 a 25 de novembro de 2024. Os jovens, ao final de sua formação, atuarão como agentes ambientais em suas comunidades, buscando soluções socioambientais. O projeto, que tem como meta plantar meio milhão de árvores até 2030, reforça o compromisso com um futuro sustentável.