JOSÉ RIBAMAR GARCIA LANÇA “CAMINHO DOS VENTOS E FALA SOBRE SUA BIODIVERSIDADE.
A data coincide com o Dia Internacional para Redução de Desastres Naturais, 13 de outubro, instituído pela ONU para conscientização de ações preventivas
Temos vivenciado tantas mudanças climáticas e movimentos que lutam pela preservação da vida e da biodiversidade. Engajado no tema da sustentabilidade, o escritor José Ribamar Garcia lança o livro “Caminho dos Ventos”, ambientado na Amazônia, mostrando a luta dos sertanejos nordestinos atraídos pela extração da borracha, e acontecimentos que fazem parte da história do Brasil, no dia 13.10, Dia Internacional para Redução de Desastres Naturais, às 20h, via live no Instagram do Portal Arte Cult @artecult , onde fala sobre a obra e responde aos leitores e participantes.
Com o aumento dos padrões climáticos, desastres naturais como desabamentos, enchentes e erosões, se tornaram mais recorrentes. O Dia Internacional para a Prevenção de Desastres Naturais foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção da sociedade, governos e organizações tanto para pensar em medidas preventivas, quanto para estruturação de políticas de atendimento em situações de desastres ambientais. Essa discussão é importante pois, apesar dos desastres serem naturais, muitos deles são potencializados devido à ações humanas, como a má gestão de recursos hídricos, desmatamento e o uso inadequado do solo.
Nas palavras do autor, “transitando entre a solidariedade, a fraternidade e o amor, esta obra passeia por um momento singular: quando o Brasil perdeu o trem da prosperidade porque não havia dominado a tecnologia, perda essa causada pela inércia dos seus governantes, sustentados por uma elite dominante, egoísta e tacanha, cujas consequências o povo padece até os dias atuais.”
Cada passagem do livro aconteceu de verdade e o caminho traçado por esse vento mudou a trajetória de milhões de vidas, personagens reais que vivem dentro e fora da floresta, com sua vasta e indescritível biodiversidade. Retratar a vida com seus altos e baixos, com sua realidade, são a marca do autor.
Sobre “Caminho dos Ventos”
“A história dentro da história. Aqui o Brasil se apresenta exatamente igual àquele com o qual nos deparamos todos os dias, ou seja, particularmente antagônico: ora cheio de alegrias e festejos, ora repleto de descasos e de inequívoca ineficiência. Caminho dos Ventos é uma generosa lufada de ar nessa grande floresta onde “vivemos”, onde se avista, muitas vezes, apenas uma árvore se esquecendo de tudo o que está à sua volta e onde até mesmo o progresso é algo questionável. Quem nos conta este romance ambientado no coração da Amazônia é um homem em um vasto seringal, onde, a cada árvore sangrada, a borracha que dela escorre, como lágrima densa, nos apresenta uma faceta desse universo escrito com emoção e verdade, até porque tudo que está nesta obra vai muito além da ficção. Acredite: cada passagem desta narrativa aconteceu de verdade e o caminho traçado por esse vento fez mudar o curso de milhões de vidas, personagens reais que estão dentro e fora dessa vasta floresta de biodiversidades e perplexidades indescritíveis.”
Ficha Técnica
Título: “Caminhos do Vento”
Editora : Litteris Editora (1 janeiro 2022)
Idioma : Português
Capa comum : 232 páginas
ISBN-10 : 6555731060
ISBN-13 : 978-6555731064
Idade de leitura : 3 anos e acima
Onde comprar: https://www.amazon.com.br/Livros-Jose-Ribamar-Garcia/
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem