O seu canal de Noticias

JAVIER MILEI CONSIDERA MERCOSUL COMO ‘PRISÃO E EMPECILHO PARA O PROGRESSO DOS ARGENTINOS’

O presidente argentino, Javier Milei, manifestou descontentamento em relação ao Mercosul após a divulgação de um novo acordo comercial com a União Europeia. Em suas declarações, ele descreveu a organização como uma “prisão” e argumentou que as limitações impostas pelo bloco têm sido um obstáculo ao desenvolvimento econômico da Argentina. Milei ressaltou que o Chile, por exemplo, realiza exportações muito superiores às da Argentina.

“O Mercosul e suas restrições também foram um empecilho para o progresso dos argentinos. O Chile exporta 50 vezes mais cereja do que nós, exporta US$ 50 bilhões por ano de cobre, enquanto nós, zero. Quantos mercados novos poderíamos ter desenvolvido se estivéssemos abertos ao mundo?”, declarou.

Além disso, o presidente argentino criticou o nacionalismo que, segundo ele, resultou na rejeição de um acordo de livre comércio com os Estados Unidos. Ele fez referência ao insucesso da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que não avançou em 2005, como um exemplo das consequências dessa postura.

Para Milei, a atual estrutura do Mercosul está ultrapassada e não atende mais às necessidades do comércio. “Devemos aceitar que esse modelo está esgotado. É o comércio que gera prosperidade e que vai acabar com o grande flagelo sul-americano, que é a grande pobreza dos nossos povos. Autonomia sem deixar de respeitar os nossos acordos”, expôs.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.