JAPERI SEDIA OFICINA REGIONAL DE PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Em mais um passo rumo à construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Prefeitura de Japeri, realizou na quinta-feira (15) uma oficina regional de Planejamento Plurianual de Educação Ambiental. O encontro aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê e contou com a presença de representantes de seis municípios da Baixada Fluminense e do Sul Fluminense.
A oficina teve como objetivo capacitar gestores e técnicos municipais para a formulação de estratégias ambientais de médio e longo prazo, dentro de um processo formativo iniciado com cinco encontros virtuais. As atividades foram conduzidas por Bruno Waldman, coordenador de Educação Ambiental do Inea, que destacou a importância do momento para fortalecer a integração regional.
Além de Japeri, participaram representantes de Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Mendes, Itaguaí e Barra do Piraí. Divididos em grupos, os participantes debateram propostas e compartilharam experiências para a elaboração dos planejamentos estratégicos de suas cidades.
A secretária municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri, Meire Lucy, destacou o trabalho de educação ambiental realizado ao lado do vice-prefeito Carlos Januário. “É um prazer receber diversos municípios em nosso espaço de Educação Ambiental. Nada disso seria possível sem uma gestão que acredita e investe no nosso trabalho, liderada pela prefeita Fernanda Ontiveros e pelo vice-prefeito Carlos Januário. Eles caminham conosco, sempre de mãos dadas, apoiando cada proposta, cada ideia que apresentamos. Este espaço em que estamos hoje é resultado de uma compensação ambiental realizada no município de Japeri. E, mais do que isso, sua expansão também faz parte desse compromisso com o meio ambiente e com a educação”, afirmou.
A gestora ambiental da cidade de Mesquita, Rosaura Clem, reforçou o papel transformador da educação ambiental. “Ao promover consciência, conseguimos avanços reais na vida das pessoas e no desenvolvimento das cidades. A educação ambiental é uma ferramenta-chave para enfrentarmos os desafios da justiça social e ambiental”, pontuou Rosaura.