JAPERI PARTICIPA DO I ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES DE CULTURA
A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), participou do I Encontro Nacional de Gestores de Cultura (ENGCult), que ocorreu em Vitória (ES), nos dias 14 e 15 de agosto. Com o objetivo de fomentar o diálogo sobre as políticas públicas de cultura no Brasil, o encontro reuniu mais de 1000 gestores e teve cerca de 20 atividades, como palestras, minicursos, debates e encontros temáticos voltados para administradores municipais, estaduais e federais de cultura.
O Secretário Municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., a Subsecretária Municipal de Cultura, Daniela Beliago e o diretor de cultura, Bruno Medsta, estiveram presentes na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para representar a Prefeitura de Japeri no I ENGCult. Com o tema “Cultura: uma estratégia para o Brasil”, o encontro contou com a participação de diversos convidados, como a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para o Secretário Municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., o encontro possui grande relevância para o setor cultural brasileiro. O gestor também celebrou a participação de Japeri nos debates nacionais. “É muito importante Japeri estar nesses espaços de discussão e de construção nas políticas públicas no momento atual. Aqui temos acesso às principais dificuldades encontradas por outros gestores e nos capacitamos em vários temas para melhor atender a população japeriense na garantia do direito à Cultura”, disse.
Durante o encontro, inúmeras pautas culturais foram debatidas, como a regulamentação e implementação da Lei Paulo Gustavo e da Aldir Blanc, e a realização da 4ª Conferência Nacional de Cultura. De acordo com os organizadores, o I ENGCult promoveu uma reflexão acerca da importância da transversalidade da cultura para o fomento de abordagens criativas que ajudem a levantar soluções para os desafios enfrentados pelo setor cultural brasileiro.
O I Encontro Nacional de Gestores de Cultura foi realizado pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e pelo Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, com a parceria da Secretaria da Cultura do Espírito Santo, Unesco no Brasil, Fundação Itaú e Itaú Cultural, Instituto Cultural Vale e Ministério da Cultura. O encontro também teve o apoio da Ufes e da TV Educativa do Espírito Santo.