ITAGUAÍ É REFERÊNCIA NA DETECÇÃO E NO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE
O Programa Municipal de Controle da Tuberculose em Itaguaí tem sido exemplo para demais municípios pela sua excelência no diagnóstico e no tratamento de pacientes acometidos da doença. Isto porque é capaz de realizar um exame preciso e rápido para identificar a bactéria responsável pela infecção e também oferecer tratamento gratuito, inclusive com remédios.
Hoje, Itaguaí é o que se chama de “ponto focal” para a detecção do Mycobacterium Tuberculosis, ou Bacilo de Koch. A cidade até recebe em seu laboratório amostras de outros municípios para exame, como por exemplo Paraty, Mangaratiba e Angra dos Reis.
A responsável pelo Programa de Controle, a médica infectologista Bruna Maria de Arruda Fernandes Barra, informa que no ano passado o município aplicou 1191 exames para diagnóstico de tuberculose. Em 2025, até agora, são 182. Desses, nem todos deram positivo, mas para os que deram a rede de saúde municipal tem um planejamento que tem funcionado muito bem em direção à cura dos pacientes. Começa com a informação à população, depois o exame quando há suspeita de infecção, e prossegue com o acompanhamento até a cura.