O seu canal de Noticias

IRÃ NEGA ENVOLVIMENTO COM ATAQUE DE DRONES À BASE MILITAR DOS EUA NA JORDÂNIA

Diplomacia iraniana diz que acusações contra o país são “provocativas” e “infundadas”

Sputnik – Diplomatas iranianos negaram categoricamente o envolvimento de Teerã em um ataque de drones que deixou pelo menos três mortos e 34 feridos em uma base militar dos EUA no nordeste da Jordânia.

Neste domingo (28), o secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, acusou as “forças apoiadas pelo Irã” de ataques contínuos às tropas dos EUA e prometeu que o Pentágono responderá quando e onde considerar apropriado. O presidente Joe Biden também garantiu que os EUA responderão.

Uma fonte da Missão Permanente do Irã junto da ONU disse à agência de notícias Irna que “o Irã não tem nada a ver” com o ataque na Jordânia.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Naser Kanani, sublinhou que “os grupos de resistência na região não recebem ordens da República Islâmica do Irã nas suas decisões e ações, e embora o Irã desaprove a evolução dos conflitos no região, não intervém nas decisões dos grupos de resistência sobre como apoiar o povo palestino ou defender-se a si próprio e ao seu país contra qualquer forma de agressão e ocupação.

Kanani classificou as acusações contra o Irã de “provocativas” e “infundadas”.

“É uma manipulação e uma conspiração daqueles que vêem o seu próprio interesse em arrastar os Estados Unidos de volta para um novo confronto na região e fazer com que a expansão e intensificação da crise encobrem os seus próprios problemas”, disse ele.

Segundo o canal de televisão Fox News, o ataque de 28 de janeiro contra as forças norte-americanas no nordeste da Jordânia foi reivindicado pela Resistência Islâmica no Iraque, uma ampla coligação de grupos armados alegadamente apoiados pelo Irã.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.