O seu canal de Noticias

INSTITUTO PEREIRA PASSOS LANÇA LIVRO SOBRE OS CAMINHOS PARA A FELICIDADE DE QUEM VIVE EM UMA GRANDE CIDADE

O Instituto Pereira Passos (IPP), órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio, lançou na quarta-feira (01), em evento no Palácio da Cidade, o livro “Cidade, Igualdade, Felicidade”, escrito pelo ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa, com apresentação do prefeito Eduardo Paes. A publicação reflete sobre a maneira como a construção histórica de uma cidade é determinante para experiências de vida mais felizes e o papel essencial do poder público nesta jornada.

– O Peñalosa tem uma tese interessante. O sistema do mundo que está aí, injusto, capitalista, se formos ficar esperando a justiça social acontecer a partir do nível global dos países, nós vamos esperar sentados para não cansar. Nada vai acontecer. Essa justiça pode ser feita a partir da realidade das cidades. E foi o que o Peñalosa fez. É sempre interessante ouvir e ler estudiosos que tenham colocado a mão na massa – afirmou Eduardo Paes.

Segundo o autor, centenas de cidades no mundo em desenvolvimento irão crescer nas próximas décadas, um processo que deve ser aproveitado para alcançar melhores experiências de vida. Peñalosa defende que a desigualdade é o principal obstáculo para a construção de cidades melhores e que igualdade e felicidade precisam caminhar juntas. Ele também ressalta a importância da liderança necessária para essa construção.

– Sou muito grato pela publicação do livro no Brasil. O livro não é sobre o meu trabalho em Bogotá, não é um informe sobre minha gestão como prefeito. É um livro para convidar a uma reflexão sobre os desafios das cidades. Há muitas referências sobre diversas cidades do mundo. Eu proponho no livro que fazer bem às cidades é a coisa mais importante do nosso tempo – disse o ex-prefeito de Bogotá.

O economista e urbanista Enrique Peñalosa é reconhecido por suas contribuições à política urbana e de transportes na capital colombiana. Durante seus dois mandatos não-consecutivos como prefeito de Bogotá, ele revolucionou a abordagem da cidade a questões urbanas, implantando o sistema Transmilenio BRT na cidade.

– O Instituto Pereira Passos, como um órgão de informações, dados e evidências, tem trabalhado de maneira bastante firme para ampliar os conhecimentos sobre a cidade do Rio, mas também sobre todas as cidades do mundo. Esse é um livro muito interessante porque traz uma lição muito importante: uma cidade igualitária é uma cidade feliz. O cidadão que tem acesso à infraestrutura, amenidades urbanas e a uma boa qualidade do seu espaço na cidade, é um cidadão feliz – declarou o presidente do IPP, Carlos Krykhtine.

O Instituto Pereira Passos já possui uma linha editorial com diversas publicações relacionadas ao Rio de Janeiro, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre aspectos históricos, geográficos e sociais da cidade, metrópole e o conjunto do estado. A publicação mais conhecida é o livro “Evolução Urbana do Rio de Janeiro”, do professor doutor Maurício de Almeida Abreu, que já está em sua quinta edição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.