INSCRIÇÕES PARA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS CULTURAIS TERMINA NA TERÇA-FEIRA
Para fomentar e promover capacitações gratuitas voltadas às políticas públicas de Economia Criativa, o Sebrae oferece a “Trilha Crie Políticas Públicas”, que vai traçar estratégias, diagnosticar o cenário cultural do município e criar planos personalizados para sustentabilidade da cultura local. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até terça-feira, 15.
A capacitação é exclusiva para gestores públicos, já que as prefeituras vão receber orientações para operacionalizar a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), a Lei Paulo Gustavo (LPG), os Sistemas Municipais de Cultura e as demais políticas municipais de fomento à cultura. Dos 200 municípios brasileiros selecionados para o programa, os participantes receberão 15 horas de atendimento on-line com consultores especializados do setor de cultura.
“O Rio de Janeiro conta com 78,6 mil pequenos negócios ligados ao setor de Economia Criativa. O trabalho criativo é uma vocação do nosso estado. Por isso, precisamos preparar os gestores públicos sobre as políticas públicas ligadas ao segmento. Assim, eles vão poder apoiar, fortalecer e aumentar a renda das empresas”, explica Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
Sobre o projeto
O Crie Políticas Públicas é uma iniciativa do Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderado pelo Sebrae-SP em parceria com o Sebrae Nacional. O projeto apoia gestores municipais na implementação de políticas culturais e otimização dos recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, além de orientar os gestores na implementação e fortalecimento do sistema municipal de cultura.
Em 2024, o projeto beneficiou 622 municípios brasileiros, oferecendo 125 consultorias, 336 orientações coletivas e 546 mentorias. No estado de São Paulo, 215 municípios foram atendidos, totalizando mais de mil horas de consultoria.
Os serviços incluem atendimentos estruturados, mentorias temáticas, minicursos e consultorias especializadas sobre temas como CPF da Cultura, prestação de contas e modalidades de repasse. Um dos principais destaques do projeto é a Trilha Crie PP, que oferece 15 horas de capacitação para gestores públicos, proporcionando orientação especializada para a criação e implementação de planos de ação cultural.