IMPÉRIO SERRANO, UNIDOS DE BANGU E UNIDOS DA PONTE DESFILARÃO COMO HORS-CONCOURS
Após o incêndio na fábrica de tecidos que confeccionava o figurino que seria usado nos desfiles pelo Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte, a Liga RJ se reuniu e decidiu isentar as referidas escolas de qualquer tipo de avaliação neste carnaval. Desfilaram da maneira que puderem, e não poderão ser rebaixadas ou então ascender ao Grupo Especial. A decisão foi unânime e pode ser aferida na seguinte nota que a Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro divulgou à imprensa ainda no dia de ontem:
“A Liga RJ informa que, em plenária realizada nesta quarta-feira (12), com a presença de representantes de todas as escolas de samba da Série Ouro, foi deliberado, por aprovação unânime, que as agremiações Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte não serão julgadas no Carnaval de 2025 e desfilarão como hors-concours, sem possibilidade de rebaixamento ou ascensão ao Grupo Especial.
“Essa decisão se deu em razão do incêndio ocorrido na manhã desta quarta-feira no bairro de Ramos, que comprometeu significativamente os materiais de desfile das referidas escolas. O Império Serrano perdeu 97% de suas fantasias armazenadas no local, enquanto a Unidos de Bangu e a Unidos da Ponte sofreram perdas de 60% de seus figurinos, além de todo o material destinado à confecção de novas fantasias.
“Os horários e dias de apresentação de todas as escolas permanecem inalterados conforme a programação oficial. As demais 13 escolas de samba serão julgadas normalmente, com a campeã garantindo acesso ao Grupo Especial no Carnaval de 2026, enquanto as duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Série Prata.
“A Liga RJ expressa sua solidariedade às agremiações atingidas, reconhecendo o esforço e a dedicação de suas comunidades para a realização do Carnaval. Reiteramos nosso apoio às pessoas feridas no incidente, acompanhando de perto o estado de saúde das vítimas hospitalizadas e oferecendo toda a assistência necessária.”
A nota foi assinada pela diretoria da liga.
Os trabalhos para o Carnaval continuam e nós voltamos a qualquer momento com mais informações.