IBGE MINISTRA PALESTRA NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO
Membros da Diretoria de Pesquisas (DPE) do IBGE apresentaram informações sobre diversos estudos feitos pelo Instituto, envolvendo estatísticas empresariais, a integrantes do Conselho Empresarial da Micro e Pequena Empresa. A palestra “Cadastro e Pesquisas em Empresas do IBGE” foi realizada na última terça-feira, 20, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), situada na região central da capital fluminense. Thiego Ferreira, gerente de Análise e Disseminação da coordenação de Cadastros e Classificações; Alessandro Pinheiro, coordenador de Pesquisas Econômicas Estruturais e Temáticas; e Flavio Magheli, coordenador de Estatísticas Conjunturais em Empresas, foram os representantes do IBGE no encontro.
Os conselheiros da ACRJ puderam conhecer, em detalhes, características de levantamentos como o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), da Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, da Fundação e Associação sem Fins Lucrativos (FASFIL), da Síntese de Informações e Indicadores Culturais (Tópico “Atividades formalmente constituídas”), das Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais, das Pesquisas Econômicas Estruturais e Temáticas (significado e importância da análise estrutural, aspectos metodológicos, resultados regionais divulgados, projetos e inserção internacional) e, por fim, um panorama conjuntural contemplando o Índice de Preços ao Produtor (IPP), a Pesquisa Industrial Mensal – Pessoa Física (PIM-PF), a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
Thör Carvalho, presidente do Conselho Empresarial da Micro e Pequena Empresa, agradeceu ao IBGE e lembrou a importância da disponibilização, nas pesquisas e bancos de dados, de informações relacionadas a novas atividades ligadas à tecnologia, como os referentes aos influenciadores digitais e aos trabalhadores direta ou indiretamente dependentes de aplicativos. “Temos muito a trabalhar a partir do que foi apresentado. Com certeza aprofundaremos as discussões entre ACRJ e IBGE num futuro próximo”, afirma ele.