HOSPITAL REGIONAL ZILDA ARNS AMPLIA EXAMES E CIRURGIAS EM VR
O Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann (HERZA), em Volta Redonda, estendeu o horário de funcionamento dos seus Centros de Imagem e Cirúrgico, o que contribuiu para ampliar a oferta de atendimentos.
Nos primeiros três meses deste ano, foram realizados quase 12 mil exames de diagnóstico, o que corresponde a 22% do total de 2024, quando foram feitos 54 mil exames.
“O Hospital Zilda Arns oferece atendimento especializado de excelência em saúde, e o Governo do Estado tem investido na unidade como forma de levar cada vez mais serviços para o interior do estado, evitando o deslocamento dos pacientes para a capital”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Com o horário ampliado, o Centro de Imagem passou a funcionar de segunda a sexta-feira até meia-noite. Aos fins de semana, o funcionamento vai das 8h às 19h. O local oferece raio-x, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia e ecocardiografia. O encaminhamento dos pacientes é feito pelas unidades básicas dos municípios por meio da Central Estadual de Regulação (CER).
Além dos exames de imagem, o centro cirúrgico também teve seu horário ampliado. Com seis salas para procedimentos de alta complexidade, funciona até meia-noite durante a semana, e a meta é realizar cirurgias também aos fins de semana. Entre os procedimentos, estão cirurgias ortopédicas, torácicas, vasculares, broncoscopias e laqueaduras tubárias.
Nos primeiros três meses de 2025, foram realizadas 921 cirurgias. Em 2024, o hospital chegou a quase 5 mil procedimentos cirúrgicos, além de 1.347 internações. A ampliação do horário gerou novos empregos, com a contratação de profissionais de radiologia e administrativos.
Moradora de Volta Redonda, a massoterapeuta Vanderleia de Souza Cabral, de 54 anos, elogiou a rapidez do atendimento. “A marcação do exame foi muito rápida, ocorreu em uma semana. Os médicos tiraram as minhas dúvidas e a equipe me deu muita atenção. Isso é muito importante, é um trabalho de excelência”, disse após realizar uma colonoscopia na unidade.
“A ampliação do horário do Centro de Imagem contribuiu muito para desafogar os exames na rede estadual. Hoje, além da região do Médio Paraíba, recebemos pacientes de municípios mais distantes. O Governo do Estado está garantindo um atendimento rápido, eficiente e humanizado”, afirmou o diretor da unidade, Caio Larcher.
Em dois anos, hospital ganhou novos equipamentos
Construído em uma área de aproximadamente 54 mil metros quadrados, o hospital fica na BR-116, às margens da Rodovia Presidente Dutra. É o maior hospital do interior do estado e atende cerca de 1,2 milhão de pessoas de 12 municípios e de outras localidades fluminenses.