O seu canal de Noticias

HOSPITAL ESTADUAL ALBERTO TORRES RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL POR EXCELÊNCIA NO TRATAMENTO DE AVC

O Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), localizado em São Gonçalo, conquistou o Selo Ouro do Prêmio WSO Angels, um reconhecimento internacional pela qualidade e eficiência no tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade, que faz parte da rede pública de saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro, está entre os quatro hospitais do estado a receber a certificação.

O prêmio destaca o protocolo de atendimento de emergência para AVC implantado pelo HEAT há um ano, que inclui a terapia trombolítica em pacientes que chegam ao hospital com sintomas agudos da doença. A medicação, administrada em até quatro horas e meia após o início dos sintomas, desfaz o coágulo sanguíneo e restabelece o fluxo de sangue no cérebro, reduzindo as chances de sequelas permanentes e mortalidade.

“Parabenizo a equipe do Hospital Alberto Torres por mais esta premiação. O Governo do Estado investiu na reforma da unidade e doou oito ambulâncias do SAMU para agilizar o socorro de urgência no município. O resultado é que estamos salvando mais vidas. O prêmio é o reconhecimento do atendimento de excelência que a equipe do hospital tem prestado à população de São Gonçalo e municípios do entorno”, declarou o governador Cláudio Castro.

O protocolo do HEAT envolve uma equipe multidisciplinar que atua de forma integrada para garantir o atendimento rápido e eficaz aos pacientes com AVC. Após a tomografia e confirmação do diagnóstico, o paciente recebe a medicação trombolítica e é encaminhado para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI), onde é monitorado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

“O paciente chega na emergência e é identificado um possível AVC. Imediatamente, a equipe que integra o protocolo é acionada. Após a tomografia iniciamos o procedimento. É uma corrida contra o tempo, pois temos que agir em um espaço de até quatro horas e meia. Quanto antes o paciente chega à emergência, a chance de recuperação é melhor”, explicam os médicos Rogério Silveira, Ana Beatriz Soldati e João Augusto Antoniol.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.