HOSPITAL DE SÃO GONÇALO É REFERÊNCIA EM TODO O ESTADO DO RIO
Pacientes de todas as cidades do Estado do Rio de Janeiro são atendidos no Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, São Gonçalo. A unidade, que tem um ano e quatro meses de funcionamento, já realizou o total de 6.251 cirurgias, sendo 3.161 cateterismos e angioplastias. Desde o início da sua implantação, o hospital evoluiu na quantidade e oferta das cirurgias e procedimentos e acumula elogios dos pacientes.
O HCCOR contabiliza 6.251 operações: 2.519 cateterismos, 642 angioplastias, 424 revascularizações, 1.018 cirurgias oncológicas, 248 neurológicas, 545 cirurgias gerais, 809 dermatológicas, 10 colocações de marcapasso e 36 trocas valvares. Essas duas últimas cirurgias começaram a ser realizadas em outubro de 2023.
“O HCCOR é uma das maiores conquistas na área da saúde de São Gonçalo. Antes, os gonçalenses não tinham acesso a essas cirurgias na cidade. Tinham que ir para outros municípios distantes como Vassouras e Itaperuna. Hoje, eles realizam tudo aqui. E ainda abrimos as portas para todas as outras cidades da região e de todo o Estado. É um marco de humanização e dignidade para os pacientes”, destacou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.
A unidade também realiza as consultas ambulatoriais cardiológicas, oncológicas, neurológicas, cirurgia geral e dermatológicas pré-operatórias e atende pacientes de todo o Estado do Rio de Janeiro através do Sistema Estadual de Regulação (SER).
Regulação – Todas as cirurgias na rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação. As unidades inserem os pacientes no sistema, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço. Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.