O seu canal de Noticias

HOMENAGEM À RAINHA DO MAR YEMANJÁ, EM MARICÁ, FOI SIMPLES, DIRETA E COM MUITA BELEZA

No último domingo (02/02) foi dia de saudar YEMANJA, saudação essa que aconteceu em todo país, porém MARICÁ, município do estado do Rio de Janeiro fez uma das homenagens mais bonitas do estado, saudando a RAINHA DO MAR. A ARTE e o Município de MARICÁ parecem que caminham sempre juntas desde o antológico festival utopia, que deixou saudades.

Maricá vem investindo em cultura e arte por entender que é uma das maneiras de transformar o povo. O prefeito Washington Quaquá, do PT, desde as suas duas primeiras gestões vem se destacando mundialmente pelo seu trabalho. Sempre visionário, quando o assunto é cultura.

O Município vem se destacando por sua preservação dos acervos arquitetônicos da cidade, dentre esses está a casa do Antropólogo e o educador DARCY RIBEIRO, que escolheu a cidade para morar. Foi na Praia de Cordeirinho que ele construiu a sua casa e terminou a obra da sua vida. A bela casa que virou museu Casa DARCY RIBEIRO, sempre com uma programação a altura do município.  Desde a sua inauguração vem acontecendo múltiplos eventos, com o apoio da população, que comparece em massa para prestigiar o local.

Companhia de Mistérios e Novidades na Casa do professor Darcy Ribeiro. Foto: Jorge Ferreira

A homenagem a rainha do mar foi protagonizada pela Companhia de MISTÉRIOS e novidades, a cerimônia estava prevista para iniciar às 17h, mas devido à chuva o evento teve início por volta das 17h30min.

Sobre a companhia mistérios e novidades, afirmando o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação, a Grande Companhia Brasileira de Mistérios e Novidades está dedicada à pesquisa e à criação de um teatro praticado nas ruas, praças e espaços alternativos.

Comprometida com a memória dos saberes ancestrais de um território em disputa, a Companhia tem sua sede na região portuária do município do Rio de Janeiro, uma pequena África cravada no coração do Rio. Neste local, a companhia mantém suas práticas de ensaios, pesquisas, criações, e desenvolve atividades durante todo o ano, a partir de um calendário cultural, legitimado na cidade do Rio de Janeiro. São espetáculos, performances, cortejos, intervenções urbanas, exposições, aulas, seminários, oficinas e atividades socioculturais que constituem o que chamamos de Escola Sem Paredes.

por Jorge Ferreira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.