O seu canal de Noticias

HEMOCENTRO DE BRASÍLIA CHAMA DOADORES DE TIPOS NEGATIVOS

Estoques de sangue tipo O-, A-, B- e AB- estão em situação crítica

Os estoques de sangue dos tipos O-, A-, B- e AB- estão críticos na Fundação Hemocentro de Brasília. Para garantir o abastecimento dos hospitais do Distrito Federal, a fundação instituiu atendimento prioritário para doadores de sangue com tipos negativos, a partir desta quinta-feira (12) até 30 de setembro ou até a normalização dos estoques.

Para obter uma senha preferencial, é necessário comprovar o grupo sanguíneo por meio de cadastro no hemocentro ou exame de tipagem sanguínea. Em setembro, a média de doações foi de apenas 103 por dia, abaixo das 180 doações necessárias e a menor média do ano.

A fundação pede a doação de tipos negativos para salvar vidas e destaca os requisitos para doação: idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 51 quilos e boa saúde. Quem teve gripe, covid-19 ou dengue recentemente deve verificar os prazos de aptidão. Menores de 18 anos podem doar com autorização dos pais ou tutor, e idosos devem ter doado sangue antes dos 61 anos.

Os doadores devem apresentar documento oficial com foto, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, evitar álcool e fumar antes da doação, e não estar em jejum. O agendamento pode ser feito pelo site Agenda DF ou pelo número 160 (opção 2). O sistema de encaixe também está disponível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.