O seu canal de Noticias

HAMAS NEGA PROGRESSO NAS NEGOCIAÇÕES SOBRE TRÉGUA NA FAIXA DE GAZA

Negociações acontecem em Cairo, no Egito, hoje e nos próximos dias

O movimento palestino Hamas negou relatórios da mídia que diziam que o movimento e Israel haviam alcançado progresso nas negociações sobre uma trégua na Faixa de Gaza, sediadas pelo Egito, relatou a Reuters nesta segunda-feira (8), citando um oficial do Hamas.

Mais cedo no mesmo dia, o canal egípcio Al Qahera News relatou, citando uma fonte, que Hamas, Israel, Egito, Catar e Estados Unidos haviam alcançado progresso nas conversas sobre o cessar-fogo, realizadas na capital egípcia do Cairo.

“Progresso foi alcançado nas negociações. Há um consenso entre todas as partes sobre questões-chave,” uma fonte foi citada pelo canal como dizendo.

O rascunho do acordo de cessar-fogo inclui um acordo de troca de prisioneiros, reportou o canal, citando a fonte.

“A trégua sugerida inclui um acordo sobre a troca de reféns e mecanismos para o retorno de pessoas deslocadas na Faixa de Gaza”, a fonte foi citada como dizendo pela Al Qahera News.

Além disso, Egito, Catar e Estados Unidos concordaram sobre a necessidade de elaborar um arranjo para uma trégua humanitária em Gaza, disse o relatório.

Delegações do Catar e do Hamas retornarão ao Cairo nos próximos dois dias para finalizar os termos do acordo final, enquanto delegações dos EUA e de Israel deixarão a capital egípcia nas próximas horas, acrescentou o relatório.

ENTENDA O CONFLITO – Em 7 de outubro de 2023, o Hamas lançou um ataque massivo com foguetes contra Israel e violou a fronteira, atacando tanto bairros civis quanto bases militares. Cerca de 1.200 pessoas em Israel foram mortas e aproximadamente 240 outras foram sequestradas durante o ataque. Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio completo de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns. Mais de 33.100 pessoas foram mortas até agora por ataques israelenses na Faixa de Gaza, de acordo com as autoridades locais.

Em 24 de novembro de 2023, o Catar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos palestinos presos por Israel e reféns tomados pelo Hamas, bem como a entrega de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1º de dezembro de 2023. Acredita-se que mais de 100 reféns ainda estejam sendo mantidos pelo Hamas em Gaza. (Com informações da Sputnik).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.