GUSTAVO “BALA LOKA” FICA EM SEXTO NA FINAL DO CICLISMO BMX FREESTYLE
Gustavo Batista de Oliveira, conhecido como “Bala Loka”, fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a competir no Ciclismo BMX Freestyle nos Jogos Olímpicos de Paris. Ele conquistou a sexta colocação na final, realizada em 31 de julho no parque La Concorde. Na primeira volta, Bala Loka obteve 90,20 pontos, e na segunda volta, 88,88 pontos.
O atleta brasileiro expressou seu orgulho de representar o país e afirmou que sua presença nas Olimpíadas já era um sonho realizado. “O objetivo era estar aqui, mas a próxima meta será ganhar uma medalha em Los Angeles”, disse ele após a competição.
O ouro foi para o argentino Jose Torres Gil, que fez 94,82 pontos na primeira volta. A prata ficou com o britânico Kieran Reilly, que obteve 93,91 pontos na segunda tentativa. Atual campeão mundial, Reilly teve a maior pontuação na fase classificatória com 91,21 pontos.
A medalha de bronze foi para o francês Anthony Jeanjean, que teve um desempenho frustrante na primeira volta com apenas 3,22 pontos, mas se recuperou na segunda volta com 93,76 pontos.
Além de Bala Loka, o norte-americano Marcus Christopher (93,11 pontos) e o japonês Rimu Nakamura (90,89 pontos) também terminaram à frente do brasileiro.
Natural de Carapicuíba, São Paulo, Bala Loka já conquistou a medalha de bronze nos Jogos Sul-americanos de Assunção em 2022 e no Jogos Pan-americanos de Santiago em 2023. Ele também foi quarto colocado na etapa de Budapeste do pré-olímpico.