GUARDA MUNICIPAL COMEÇA A ATUAR NAS ESCOLAS E NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO EM NOVA IGUAÇU
Guarda Municipal começa a atuar nas escolas e na preservação do patrimônio público em Nova IguaçuExpectativa é que a cidade tenha um contingente de cem agentes até o fim do ano
Guarda Municipal começa a atuar nas escolas e na preservação do patrimônio público em Nova Iguaçu
Expectativa é que a cidade tenha um contingente de cem agentes até o fim do ano
Nova Iguaçu — Foto: Reprodução /Prefeitura de Nova Iguaçu
Na última sexta-feira, Nova Iguaçu recebeu o reforço de uma nova Guarda Municipal. Após testes e ajustes, 31 agentes começaram a atuar nas escolas da rede pública e na proteção do patrimônio da cidade. Hoje, uma nova turma de 36 alunos começa sua formação. A meta é ter cem agentes até o fim do ano.
Antes de irem para as ruas, os guardas passam por treinamento no Batalhão de Polícia de Choque, no Rio, onde são preparados para controlar multidões e lidar com situações adversas até a chegada da PM. Eles também recebem capacitação para utilizar armas não letais, como gás de pimenta e bastão.
O secretário municipal de Segurança Pública, tenente-coronel Fernando Bastos, destaca a importância do treinamento para atuar nas escolas, proteger o patrimônio e reforçar a segurança em eventos esportivos.
Carla Carvalho, 40 anos, integrante da primeira turma, ressalta a necessidade de aproximação com alunos, pais e professores para o sucesso do projeto. Josemar da Gama, motorista e pai de duas alunas da Escola Municipal São Benedito, no Engenho Pequeno, elogia a iniciativa, sentindo um ambiente mais seguro ao buscar as filhas na saída da escola. Ele considera até mesmo a possibilidade de se tornar um guarda municipal no futuro.