GRUPOS DE BACELLAR E WASHINGTON REIS DISPUTAM APOIO DE CASTRO E BOLSONARISMO NA ELEIÇÃO DE CAXIAS, NO RIO
SEM PERSPECTIVA DE PACIFICAÇÃO, GRUPOS DE RODRIGO BACELLAR E WASHINGTON REIS PRESSIONAM GOVERNADOR A APOIAR PRÉ-CANDIDATURAS A PREFEITO NO MUNICÍPIO DA BAIXADA
A disputa pela prefeitura de Duque de Caxias, um dos maiores colégios eleitorais do Rio de Janeiro, dividiu a base política do governador Cláudio Castro. Os concorrentes pelo apoio do governador são Washington Reis, secretário estadual de Transportes, e Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), representando o União. Enquanto isso, o partido do governador, o PL, pressiona por um alinhamento com os aliados da legenda.
Washington Reis, visando manter a influência de sua família na prefeitura, apresentou seu sobrinho, Netinho Reis, como pré-candidato. Apesar da relação familiar, há críticas à inexperiência do indicado, embora se espere uma transferência de votos de seu tio, ex-prefeito, e o apoio da máquina municipal.
Por outro lado, Bacellar apoia Celso do Alba, presidente da Câmara Municipal, com forte base eleitoral no segundo distrito da cidade. Alba conta com a estrutura de campanha do União e o respaldo político de Bacellar. Ambos os candidatos buscam o apoio de Castro, o que tem gerado tensões dentro do partido do governador.
O PL, por sua vez, defende o apoio ao candidato do MDB, Washington Reis, devido à sua lealdade ao bolsonarismo e ao partido. No entanto, há indícios de que Castro prefira manter uma posição oficialmente neutra, enquanto nos bastidores estimula as candidaturas de seus aliados.
A possível participação de Jair Bolsonaro na campanha de Netinho Reis poderia influenciar os rumos das eleições de 2026, gerando impactos nas alianças políticas estaduais. A divisão entre o MDB e o União também é evidente, com Alba concorrendo com o apoio do ex-presidente Marcelo Dino, enquanto as perspectivas de reconciliação entre os dois partidos são escassas.
Além de ser o segundo maior colégio eleitoral, Duque de Caxias representa uma peça estratégica nas eleições futuras. Entretanto, mesmo diante desse cenário político complexo, Washington Reis não se pronunciou sobre as eleições na cidade até o momento.