GOVERNO POSSIBILITA QUE “AMBOS OS SEXOS” OPEREM PÊNIS E VAGINA
Ministério da Saúde muda a classificação de gênero em 269 operações do SUS para facilitar o acesso de pessoas trans
Portaria do Ministério da Saúde atende a um liminar do STF impetrada pelo PT. O partido indica ações do órgão, à época sob o governo Bolsonaro, que estariam violando a saúde primária de pessoas transexuais e travestis e travando o acesso a procedimentos; na imagem, fachada do ministério
O Ministério da Saúde mudou a classificação de 269 procedimentos oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para incluir a possibilidade de serem realizados por “ambos os sexos” (homens e mulheres). A lista inclui operações e exames vaginais e penianos, que passam a poder ser feitos por pessoas de sexo feminino ou masculino, sem distinção. A medida deve facilitar o acesso de pessoas transexuais aos serviços.
Alguns dos serviços oferecidos estão relacionados:
- à redesignação sexual, como prótese peniana e mamaria;
- ao tratamento contra câncer, como quimioterapia de tumor de testículo e radioterapia de câncer ginecológico;
- ao acompanhamento de gravide, como teste e exame pré-natal; e
- a procedimentos de contracepção e esterilização, inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino) e vasectomia.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
As mudanças estão previstas em portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União) em 10 de maio.
As alterações nos serviços, que fazem parte da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais do SUS, atendem a uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) no contexto da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 787.
A ação, impetrada pelo PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2021, determina que o Ministério da Saúde adote medidas para adequação e para atualização dos sistemas de informação.
Na ADPF, o partido indica ações do órgão, à época sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que estariam violando a saúde primária de pessoas transexuais e travestis e travando o acesso a procedimentos.
PODER36020.mai.2024 (segunda-feira) – 12h24