O seu canal de Noticias

GOVERNO LANÇA O PACTO ESTADUAL PELA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E INAUGURA SALA DE ACOMODAÇÃO

No Dia Mundial do Orgulho Autista (18/06), o governador Cláudio Castro lançou uma iniciativa inédita no estado: o Pacto Estadual pela Inclusão das Pessoas com Deficiência. O documento, assinado em cerimônia no posto acessível do Detran.RJ, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, tem como objetivo fomentar políticas públicas que promovam a inclusão e a garantia da igualdade de direitos. Como primeira ação do pacto, foi inaugurada uma Sala de Acomodação no local para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

– Essa é uma luta de todos e uma causa pela qual tenho muito carinho. Nosso objetivo com o Pacto é a inclusão das pessoas com deficiência por meio de políticas públicas. Queremos garantir a igualdade e os direitos das pessoas com deficiência. Hoje celebramos a primeira etapa de um projeto-piloto, a Sala de Acomodação, que, em breve, levaremos para outros municípios. Essa é uma política permanente. Vamos continuar trabalhando para que essa causa saia da invisibilidade. Essa luta é de toda a sociedade. Ainda há muito a se fazer — ressaltou o governador Cláudio Castro.

O pacto conta com a participação de diferentes secretarias e órgãos e vai desenvolver ações, além da Sala de Acomodação, como a capacitação de servidores do Estado, o enfrentamento da violência contra mulheres com deficiência, a acessibilidade do aplicativo 190RJ para pessoas com deficiência visual, roteiro estadual do turismo acessível, entre outras iniciativas.

— Essa é uma nova fase para o Estado do Rio, um marco para a política pública de inclusão. Nosso objetivo é tornar o Rio um estado mais inclusivo, com oportunidades para todos. Hoje, tornamos oficial o Pacto Estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência, uma política transversal, que reúne um pacote de ações, como a Sala de Acomodação. Reafirmamos nosso compromisso e reforçamos nosso lema: todos em todos os espaços – destacou Bianca Pacheco, subsecretária de Políticas Inclusivas.

A Sala de Acomodação do Detran.RJ funciona em um espaço cedido para a Fundação Leão XIII e oferecerá um ambiente para acomodar necessidades sensoriais das pessoas com TEA, sejam crianças ou adultos. A iniciativa busca dar mais conforto aos autistas que aguardam a emissão de documentos e também diminuir a ansiedade enquanto esperam atendimento.

Para familiares de crianças ou adultos autistas que buscam espaços mais inclusivos, a iniciativa sinaliza uma importante etapa de acolhimento. Bruno França de Assumpção, de 14 anos, foi a primeira pessoa com transtorno do espectro autista a fazer a carteira de identidade especial na nova sala de acomodação do posto do Detran.RJ. O menino gostou tanto do espaço que não queria mais ir embora. Ficou brincando com os bonecos, os carrinhos e os brinquedos interativos enquanto se acalmava para cada etapa do processo de identificação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.