GOVERNO DO RIO INAUGURA PRIMEIRO TRECHO DAS OBRAS DO BONDE DE SANTA TERESA, NO RAMAL PAULA MATTOS
Novo trajeto começa a operar de forma experimental, a partir desta quarta-feira (28/08), para moradores
O primeiro trecho das obras de revitalização do sistema de bondes de Santa Teresa, no ramal Paula Mattos, foi inaugurado nesta terça-feira (27/08) pelo governador Cláudio Castro. A partir desta quarta-feira (28/08), será iniciado, de forma experimental, o trajeto entre o Largo dos Guimarães e o Posto de Saúde Ernani Agrícola, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, exclusivamente para moradores, com gratuidade no embarque. Com investimento de cerca de 70 milhões, a revitalização começou em janeiro de 2024, visando modernizar a operação e aumentar a segurança e comodidade dos passageiros.
Essas obras atendem a uma antiga reivindicação da população, que esperava pela retomada dos ramais Paula Mattos e Silvestre há mais de dez anos. O governador destacou que essa entrega é especialmente significativa, pois marca 13 anos do acidente que vitimou seis pessoas na região, e enfatizou que a revitalização beneficiará tanto os moradores quanto o turismo local.
Cerca de 40 mil pessoas que vivem em Santa Teresa serão impactadas positivamente. Em julho, foram registrados aproximadamente 67 mil embarques no bonde. As obras continuam em dois ramais, e o próximo a ser inaugurado será o Silvestre, que conecta o Bondinho do Cristo a Santa Teresa. O secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, destacou que este é um novo capítulo para o bonde, com a operação desse trecho sendo crucial para atender a demanda local.
Às vésperas de completar 128 anos, o sistema de bondes já mostra mudanças significativas, incluindo a contratação de 34 novos funcionários e a renovação de mais de 1.000 metros da via permanente e da rede aérea. A chegada de novos motorneiros permitiu a redução dos intervalos entre viagens, e o sistema agora conta com cinco bondes.
A inauguração foi bem recebida por moradores e comerciantes locais. Beatriz Guimarães, estudante de 28 anos, comemorou a proximidade maior de sua casa com o novo trajeto. Alexandre Túlio Paixão, gerente de bar, elogiou o impacto positivo no comércio e para a comunidade. Vandick Sales, mestre de capoeira, apreciou a tranquilidade e segurança do bonde, destacando o benefício adicional da gratuidade para moradores.