![](https://gazetario.com/wp-content/uploads/2025/02/1qs-750x430.jpeg)
GOVERNO DO RIO INAUGURA PRIMEIRA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE DEUS, APÓS DÉCADAS DE ESPERA
Um espaço para construir sonhos. Foi assim que Christian Soares, aluno do primeiro ano do Ensino Médio, definiu o novo prédio do Colégio Estadual Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. Primeira escola estadual da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, a unidade foi inaugurada nesta semana, encerrando uma espera de décadas. A obra, realizada pelo Governo do Estado por meio da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro, recebeu um investimento de R$ 7,8 milhões e beneficiará cerca de 2 mil alunos.
Antes, funcionando em um prédio compartilhado com o município e atendendo apenas alunos do turno da noite, a escola, agora, já recebe os 850 alunos matriculados no Ensino Médio Regular em três horários: manhã, tarde e noite.
– Este colégio não é apenas um prédio, mas um símbolo do nosso investimento no futuro. A educação é a base de uma sociedade mais justa e melhor para todos. Queremos garantir que cada aluno tenha acesso a um ensino de qualidade, com estrutura adequada e um ambiente propício para aprender. Seguimos firmes na missão de fortalecer a educação no nosso estado, pois é por meio dela que construiremos um Rio de Janeiro com mais oportunidades para todos – declarou o governador Cláudio Castro.
Nova estrutura para 2 mil estudantes
Christian Soares, de 18 anos, precisava caminhar 10 minutos para chegar em casa. Agora, com a unidade dentro da Cidade de Deus, o trajeto dura menos, tornando a rotina mais segura e confortável, principalmente em dias de sol forte ou chuva. Apaixonado por futebol, ele comemora a nova quadra poliesportiva, um espaço adequado para praticar o esporte que sonha transformar em profissão.
– Gostei muito do prédio. Aqui tem mais estrutura, biblioteca, auditório. Na escola antiga só tínhamos sala de aula e um refeitório. Agora ficou bem melhor para os alunos. Estou ansioso para usar a quadra, porque antes precisávamos dividir o espaço – contou Christian.
A unidade conta com quatro pavimentos, 16 salas de aula climatizadas com capacidade para 40 alunos cada, além de quadra poliesportiva, sala de leitura, laboratórios de informática, Física e Ciências, sala de artes, pátio coberto, refeitório e um auditório para 87 lugares.
Espera de 14 anos para a conclusão das obras
A construção da escola teve início em 2012, mas sofreu diversas paralisações devido a problemas técnicos. Com o tempo, o prédio inacabado se deteriorou, até que, em 2021, as obras foram retomadas pelo Governo do Estado e, finalmente, concluídas 14 anos depois do início do projeto.
– Foi no governo Cláudio Castro que conseguimos finalizar a obra e proporcionar aos alunos um prédio com mais infraestrutura. A inauguração desta escola representa mais um passo importante no compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o futuro dos nossos jovens. Cada colégio entregue significa esperança renovada, desenvolvimento, transformação social e mais oportunidades. Nossa missão é garantir que cada estudante tenha acesso a um ensino de qualidade, com professores capacitados e um ambiente acolhedor – ressaltou a secretária de Educação, Roberta Barreto.