O seu canal de Noticias

GOVERNO DO RIO DE JANEIRO AMPLIA SAMU E ENTREGA NOVAS BASES NA CAPITAL

Cinco instalações são inauguradas e ampliarão o serviço nas Regiões Central, Oeste e Norte do Rio

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), inaugurou duas bases do SAMU Capital essa semana e vai entregar mais duas hoje. A primeira fica no terreno da Rio Farmes, no Centro do Rio; a outra fica ao lado da UPA de Santa Cruz, na Zona Oeste. As outras duas instalações que serão inauguradas hoje (02/09), são: a de Sepetiba e a de Guaratiba, na Zona Oeste.

 Com isso, a SES-RJ coloca, em pouco mais de um ano, a 22ª base descentralizada do SAMU a serviço da população. Ao todo, serão 40 unidades.

 – Nosso objetivo é transformar o SAMU do Rio de Janeiro no melhor do país. O Rio de Janeiro é o único estado do Brasil a gerenciar o serviço em sua capital – afirmou o governador em exercício Thiago Pampolha durante a agenda da última quarta-feira, em Santa Cruz.

 A meta do programa é ampliar a capacidade de atuação do SAMU Capital e reduzir o tempo de resposta nos atendimentos, além de ajudar a desafogar hospitais da região.

 – As bases descentralizadas aceleram o atendimento de urgência e ficam em locais estratégicos. Reduzir o tempo de resposta do SAMU aos chamados impacta diretamente no resultado final da ocorrência – destacou o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

 As unidades descentralizadas funcionam 24 horas. Para o coordenador do SAMU Capital, coronel do Corpo de Bombeiros Luciano Sarmento, os resultados das entregas das bases descentralizadas indicam que o programa está no caminho certo. Atualmente, a média diária de atendimentos é de 514 ocorrências. Só em 2023, foram realizados mais de 124 mil atendimentos.

 Ter um aumento de 51,6 % na comparação com 2019, início da nossa gestão, é uma conquista gigantesca. Continuaremos trabalhando para oferecer o melhor serviço do Brasil à população do Rio de Janeiro – comemorou o comandante.

 Projeto 100% SAMU RJ leva serviço a todo território fluminense

 Com outro projeto pioneiro no Brasil, o GovRJ, por meio da SES-RJ, investiu R$ 87,4 milhões na renovação e na ampliação da frota em todo o estado. O projeto “SAMU 100% RJ” levou o serviço a regiões que ainda não contavam com esse atendimento. Ao todo, foram entregues 249 UTIs em 2023 para que o serviço chegasse aos 92 municípios do estado do RJ. A SES-RJ também repassou integralmente o valor de custeio por um ano aos municípios que estão implantando o atendimento.

 A SES-RJ administra o SAMU Capital e cabe aos demais municípios o gerenciamento do sistema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.