GOVERNO DO RIO CONCEDE LINHA DE CRÉDITO PARA PRODUTORES DE FLORES
Aumento na expectativa na venda de flores chega a 15% em relação ao mesmo período do ano passado
No Dia dos Namorados, os buquês de flores ganharam destaque como presentes procurados, impulsionando as vendas no setor de floricultura. Este ano, a expectativa de aumento nas vendas é de 15% em comparação a 2023, segundo a Emater-Rio, gerando um impacto positivo na economia estadual. Para apoiar os produtores, o programa Florescer do Governo do Estado oferece empréstimos com juros de 2% ao ano, resultando em 129 contratos desde 2020, totalizando R$ 1.9 milhão em empréstimos.
O Rio de Janeiro se destaca na produção de flores de corte, principalmente na Região Serrana, onde 406 produtores cultivam em 298 hectares, gerando um faturamento anual de R$ 61 milhões. Bom Jardim é o principal produtor de rosas, beneficiado pelo clima e altitude favoráveis.
As flores mais procuradas incluem rosas vermelhas, seguidas por orquídeas, gérberas, astromélias e cravos vermelhos. Na categoria de flores de vaso, as orquídeas Phalaenopsis são populares. Produtores, como Eduardo Lage de Nova Friburgo, aumentam sua produção para atender à demanda, destacando a importância do crédito do programa Florescer para o crescimento do setor.
Segundo Nazaré Dias, gerente do Programa Florescer, o crédito é vital para investimentos e melhorias na produção. Os interessados podem solicitar empréstimos nos escritórios locais da Emater-Rio ou por e-mail.