O seu canal de Noticias

GOVERNO DO ESTADO VAI REMOVER EMBARCAÇÕES ABANDONADAS DA BAÍA DE GUANABARA

Com duração prevista de 36 meses, a operação contará com o aporte de R$ 25 milhões do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano

Oitenta cascos de embarcações abandonadas serão retirados da Baía de Guanabara pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) do Rio de Janeiro. A intervenção visa recuperar a qualidade ambiental, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Com duração prevista de 36 meses, a operação contará com o aporte de R$ 25 milhões do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

A remoção e a destinação dos restos de navios e pequenas embarcações ficarão a cargo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Caberá à Capitania dos Portos fluminense a montagem do planejamento logístico, que será feito a partir do mapeamento georreferenciado dos resíduos.

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, ressaltou que a revitalização da Baía de Guanabara é crucial para o ecossistema da região e para a retomada do turismo no âmbito da Economia Azul.

“O Rio de Janeiro está investindo para a retomada dos locais de turismo, de lazer e dos empreendimentos da Economia Azul. A Baía de Guanabara tem todas as qualidades para se tornar o maior atrativo empresarial nos próximos anos”, afirmou Rossi.

Para remoção e descarte dos cascos, previstos para o segundo semestre deste ano, o Inea dede contratar, via licitação, uma empresa especializada para auxiliar nas operações.

Enquanto isso, a Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTAA) dará prosseguimento ao trabalho de desenvolvimento de diagnósticos e mapeamentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.