GOVERNO DO ESTADO ENTREGA 96 CÂMERAS CORPORAIS PORTÁTEIS E DE GPS PARA O INEA
Equipamentos serão utilizados para as atividades de fiscalização ambiental no estado, que poderão ser acompanhadas em tempo real
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciou, nesta segunda-feira (01/04), a utilização de 96 câmeras corporais portáteis e GPS veicular para as atividades de fiscalização ambiental no estado. Com essa ação, o Governo do Estado prossegue com a implementação do Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública, Defesa Civil, Licenciamento e Fiscalização.
O investimento total é de R$ 1,2 milhão, abrangendo 142 câmeras conforme o contrato estabelecido. Os equipamentos serão empregados pelos agentes da Diretoria de Pós-Licença e Fiscalização do Inea, bem como pelas oito superintendências regionais do órgão.
O governador Cláudio Castro enfatiza a importância da iniciativa para proteger tanto os servidores quanto os cidadãos, garantindo transparência nas ações públicas. Ele destaca que a tecnologia, a transparência e os métodos eficazes são fundamentais.
A partir da instalação das câmeras, as atividades de fiscalização ambiental poderão ser monitoradas em tempo real pela corregedoria, presidência e diretorias do Inea, com acesso online. As imagens serão armazenadas por até um ano em casos de ocorrências e por 60 dias para capturas de rotina, enquanto operações sensíveis terão a guarda permanente das imagens.
Renato Jordão, presidente do Inea, destaca que 72 câmeras serão distribuídas em todo o estado, incluindo 24 na capital. Ele ressalta o empenho em construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações por meio da transparência, responsabilidade e dedicação.