O seu canal de Noticias

GOVERNO DO ESTADO COMPRA EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO PARA AS FORÇAS DE SEGURANÇA

Em missão especial na China, o governador comprou 21.571 câmeras corporais e 5,8 mil câmeras embarcadas para viaturas para o videomonitoramento urbano

Em viagem à China, o governador Cláudio Castro (PL) fechou acordos com Hikvision e a Dahua, empresas líderes globais em soluções e serviços de vídeo e análise de imagens. O objetivo é ampliar o sistema de monitoramento e inteligência das Forças de Segurança em todo o território fluminense. As tratativas foram firmadas na segunda-feira (21).

Segundo o governador Cláudio Castro, o Governo do Estado vai adquirir as câmeras de monitoramento e as prefeituras fluminenses vão instalá-las e fazer a manutenção dos equipamentos.

“As multinacionais iniciarão planejamentos com informações detalhadas sobre os modelos mais adequados para a realidade do Estado. A tecnologia tem papel fundamental na segurança pública do Rio de Janeiro, e empresas como a Dahua e a Hikvision podem contribuir para tornar nossas cidades mais seguras e eficientes”, disse Claudio Castro, reforçando que as câmeras são imprescindíveis para combate à criminalidade:

“O uso dessas soluções inteligentes ajuda na identificação de suspeitos, no monitoramento de áreas estratégicas e na prevenção de crimes em grandes eventos, como o Réveillon e o Carnaval, essa tecnologia foi a grande estrela”, ressaltou o governador.

Atualmente, a Polícia Militar conta com cerca de 13 mil câmeras corporais, que serão somadas às 21.571 câmeras compradas da Hikvision, que também fornecerá 5,8 mil câmeras embarcadas nas viaturas para videomonitoramento urbano.

O uso de câmeras de reconhecimento facial já permitiu que as força de segurança do Estado do Rio identificassem criminosos e foragidos da Justiça, além de localizarem pessoas desaparecidas. Com a tecnologia mais de 500 criminosos foram presos.

A segurança do Estado também conta com 230 mil câmeras e sinais de sensores de instituições públicas e privadas, conectados ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no programa 190 Integrado.

Prioridade para o Governo do Estado, a área de segurança já recebeu um aporte de mais de R$ 4,5 bilhões, com a maior parte dos recursos sendo destinados à tecnologia. Em 2024, a polícia passou contar com o CICC Móvel no patrulhamento de grandes eventos, como show da Madonna, G20, Réveillon e Carnaval.

Os agentes de segurança contam ainda com a Agência Central de Inteligência, que reúne setores como busca eletrônica e interceptações, e o Gabinete de Comando de Operações Policiais, que coordena o monitoramento e gestão estratégica das ações contra o crime organizado.

Durante a viagem, Cláudio Castro se reuniu com o governador de Zhejiang, Liu Jie, para discutir parcerias em áreas como tecnologia e inovação, logística e energia sustentável.

No encontro, o governador apresentou os resultados positivos da economia fluminense e os investimentos em energia renovável, como o projeto-piloto das eólicas offshore.

“Estamos investindo na transição energética, com projetos como a regulamentação da energia eólica offshore e os Corredores Sustentáveis para veículos pesados. Há grande potencial de sinergia entre nossos estados nessa área”, pontou disse Castro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.