O seu canal de Noticias

GILBERTO GIL – TURNÊ DE DESPEDIDA DOS PALCOS – PARTE 2 

O Movimento Tropicália se consolidou nacionalmente com participações de Gilberto Gil, Caetano Veloso e os mutantes nos programas de tvs.  Chacrinha foi o grande incentivador do movimento colocando os artistas na programação com certa frequência. O velho guerreiro acabou aderindo informalmente o movimento. Os estilos populares (samba, frevo, baião frevo…) da música brasileira com influência do rock e do psicodélico mais o cinema, as artes plásticas transformaram o movimento em vanguarda libertaria na época, mudando o panorama da música popular brasileira. Do grupo original do movimento que ficaram mais conhecidos foram: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Batista e Sergio Dias), Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, Jorge Bem, Maria Bethânia, Hélio Oiticica, Glauber Rocha e Rogério Sganzerla. 

No exilio, Gil e Caetano participaram de várias apresentações na França, Suíça, Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suécia e nos festivais Royal Festival Hall e Festival da Ilha de Wight que reuniu mais de 600 mil pessoas. No 2º dia os desconhecidos brasileiros foram as atrações. Cantaram em português acompanhados de tambores africanos, violões e flauta transversal. Nos três dias subsequentes o festival teve participações de The Who, The Doors, Joni Mitchel e o lendário Jimi Hendrix. Ainda no exilio, GIL teve contato com Bob Marley, Jimmy Cliff e Burning Spear.O Reggae estava em efervescência na França. Ainda na França, Gil teve contato com o jazz através de Miles Davis. 

Na volta do exilio Gil gravou o álbum Expresso 222.Em 1973 Gil e Chico Buarque no palco do Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo a música Cálice estava no roteiro para ser cantada. Quando eles iniciaram o Canto “PAI! AFASTA DE MIM ESSE CÁLICE” …, os microfones foram desligados. A música estava proibida pela censura. 

Em 1974, Gil estrutura sua própria produtora encerrando uma relação empresarial com Guilherme Araujo. 

Os álbuns Refazenda (75), Refavela (77 – depois da viagem ao continente Africano) e Realce (1979), são álbuns significativos na trajetória artística de Gil. 

Na turnê dos DOCES BÁRBAROS (GIL, Caetano, Gal e Bethânia), Gil e o batera Chiquinho Azevedo, foram presos fumando maconha em Florianópolis. Por determinação do juiz foram internados no Instituto Psiquiátrico São José e depois transferidos para o Rio de Janeiro dando continuidade ao tratamento ambulatorial periódico no sanatório Botafogo. 

A turnê teve continuidade no Canecão com grande sucesso ficando em cartaz por dois meses. 

por Amaury Oliveira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.