GAECO/MPRJ DENUNCIA ORGANIZAÇÃO DE ROUBO DE CARGAS NA BAIXADA FLUMINENSE E REALIZA OPERAÇÃO
O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), em parceria com a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e a Polícia Civil, cumpriu 16 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão na terça-feira (24). A segunda fase da Operação Torniquete visa desarticular uma associação criminosa dedicada ao roubo de cargas na Baixada Fluminense, especialmente da empresa de cigarros Souza Cruz, que é a principal vítima.
O GAECO/MPRJ denunciou 16 homens, incluindo um ex-policial militar, por associação criminosa armada. A ação penal foi recebida pela 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias e os mandados estão sendo cumpridos em Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaboraí e na Capital. As investigações apontam 15 ocorrências de roubo de cargas de cigarro entre 2019 e 2020, com uma estimativa de 240.485 maços roubados da Souza Cruz, além de outros itens como alimentos e eletrodomésticos.
A denúncia revela trocas de mensagens entre os criminosos, que discutem a execução dos crimes e a entrega das cargas em locais específicos. As investigações também indicam ligações com traficantes para a distribuição dos produtos roubados.