O seu canal de Noticias

FRANÇA ELEVA ALERTA DE TERRORISMO AO NÍVEL MÁXIMO

Medida foi colocada em prática na sequência de ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, que deixou 137 mortos em Moscou

O governo da França decidiu no domingo (24.mar.2024) elevar o alerta de terrorismo do país ao nível máximo. A medida é em reação a um ataque a tiros a uma casa de shows em Moscou, na 6ª feira (22.mar). Reivindicado pelo Estado Islâmico, o incidente deixou 137 mortos e 152 feridos.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Gabriel Attal, logo depois de uma reunião do Conselho de Defesa e Segurança Nacional, convocada pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

 “Dada a reivindicação de responsabilidade do Estado Islâmico pelo ataque e as ameaças que pesam sobre o nosso país, decidimos elevar o plano Vigipirate ao seu nível mais alto: ataque de emergência”, escreveu Attal em post no X (antigo Twitter).

O plano Vigipirate é um instrumento permanente de vigilância e prevenção ao terrorismo. O sistema tem 3 níveis. Em janeiro, havia sido reduzido para o nível 2: segurança reforçada – risco de atentado.

O patamar mais alto de alerta é ativado depois de um ataque terrorista na França ou no exterior, que leve o país a considerar que está sob ameaça. A medida coloca medidas excepcionais em prática, como o patrulhamento intensivo de locais públicos.

ATAQUE EM MOSCOU

Um ataque a tiros à casa de shows Crocus City Hall, em Moscou, na 6ª feira (22.mar), deixou 137 mortos e 152 feridos. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque. Até a manhã desta 2ª feira (25.mar), 11 suspeitos foram presos pelas autoridades russas, incluindo os 4 atiradores.

Em discurso em rede nacional no sábado (23.mar), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que os suspeitos do ataque foram capturados quando tentavam fugir para a Ucrânia. Kiev negou qualquer envolvimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.