França condena mais de 700 pessoas a penas de prisão efetivas após protestos e distúrbios por morte de jovem pela polícia
Total de 1.056 pessoas foram condenadas à prisão, entre elas 742 a penas de prisão efetiva com uma duração média de oito meses
Télam – A justiça francesa condenou mais de mil pessoas, das quais quase 750, a penas de prisão efetivas de cerca de oito meses, pelos motins ocorridos após o homicídio de um jovem baleado pela polícia no final de junho, anunciaram as autoridades.
Desde então, os tribunais proferiram 1.278 sentenças, incluindo 95% de condenações, disse o ministro da Justiça, Éric Dupond-Moretti, à rádio RTL.
Um total de 1.056 pessoas foram condenadas à prisão, entre elas 742 a penas de prisão efetiva com uma duração média de oito meses , disse o ministro. No momento, 600 já estão presos .
“Era muito importante que houvesse uma resposta firme e sistemática (…) Era essencial que restabelecêssemos a ordem”, acrescentou Dupond-Moretti, citado pela agência noticiosa AFP.
O crime de Nahel – A morte de Nahel, um adolescente de 17 anos, por um tiro da polícia em 27 de junho durante um controle de trânsito em um subúrbio de Paris provocou noites consecutivas de violência urbana com carros incendiados, saques de lojas e ataques a prédios públicos .Playvolu.
As sentenças são mais altas do que as proferidas por tumultos que ocorreram em cidades suburbanas da França durante três semanas em 2005, depois que dois jovens fugindo da polícia foram eletrocutados até a morte.
A justiça então pronunciou mais de 400 sentenças a penas de prisão efetivas.