Firjan SENAI Caxias e Simapan qualificam profissionais para o setor de panificação na Baixada Fluminense
Profissionais são preparados para a inserção no mercado de trabalho. Novo curso terá início em novembro, com duração de três meses
Dos canteiros de obra para a padaria. Essa foi a mudança de vida de Romero Claudino, que aos 54 anos de idade e mais de 30 como encarregado de obra, deixa as massas de concreto para elaborar suas próprias massas de pão. Ele é um dos alunos que concluiu o curso de Padeiro da Firjan SENAI Caxias, promovido em parceria com o Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan). Os novos profissionais realizaram, no fechamento do curso, uma exposição de produtos elaborados a partir das técnicas aprendidas ao longo do curso que faz parte da Escola de Panificação e Confeitaria da Firjan SENAI.
Além da qualificação na unidade móvel, são ofertados cursos de aperfeiçoamento de curta duração. A partir de setembro, novas turmas serão formadas, como a de fabricação de panetones, com turmas de 16/9 a 23/9; 21/10 a 28/10 e 18/11 a 25/11; de pães rústicos e confeitaria fina, com turmas de 6/11 a 21/11. “Com esses cursos os alunos aprendem sobre todas as técnicas, receitas e insumos para chegarem ao produto de qualidade. São preparados para atuarem no mercado e passam a ter condições de seguir o próprio caminho, abrindo os próprios negócios”, destacou o presidente do Simapan, Henrique Balbino Seita.
A qualificação é oferecida há três anos, por meio de uma unidade móvel, em Duque de Caxias, e já preparou 151 profissionais para o mercado de trabalho. Uma próxima turma para a formação de padeiros e confeiteiros será formada a partir do mês de novembro de 2023, com conclusão em março de 2024. “Os cursos de panificação garantem a oferta de mão de obra qualificada para esse mercado de alimentos que tem grande potencial de crescimento na região”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone.
O sonho do negócio próprio
O trabalho de conclusão de curso, apresentado pelos alunos durante o evento de formatura, teve como base a abertura de uma padaria. E esse é o propósito do aluno Romero Claudino, que já caminha para abrir o próprio negócio. “O tempo foi passando e a atividade de encarregado de obra foi ficando difícil. Com esse curso vi a oportunidade de tentar outra profissão mais acessível e acabei me apaixonando por ser padeiro”, destacou Romero, que já se prepara fazendo seus pães caseiros.
A unidade móvel da Firjan SENAI Caxias prepara os alunos para atuarem como confeiteiros, padeiros, pizzaiolos e para a produção de panetones. São capacitados para a produção de produtos de panificação de massas salgadas, semidoces, doces e finas. “Neste curso os alunos aprendem todo o processo da panificação, mas são incentivados a inovar, exercer a atividade com capacidade técnica para desenvolver produtos de qualidade”, pontuou Paulo Cezar de Oliveira Soares, Gerente Operacional Firjan SESI SENAI Caxias.
A grade curricular conta com conteúdo de boas práticas de fabricação, matemática aplicada, ingredientes, processo de fermentação, elaboração de recheios, caldas, coberturas e ainda, são apresentados aos diferentes tipos de máquinas, equipamentos e utensílios para que os alunos conheçam suas funções e forma de operação. A capacitação também conta com orientações sobre toda a etapa de fabricação, métodos de conservação e embalagens.