
FIRJAN FORMALIZA PARCERIAS PARA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA E CABO FRIO
A Firjan intensificou a atuação na Região dos Lagos com os programas Calçada Acessível e Licença 4.0. Na terça-feira (11), a federação formalizou parcerias para a implementação das ações nos municípios de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin apresentou as propostas aos respectivos prefeitos das cidades, Carlos Fábio da Silva e Sérgio Azevedo, que aderiram às iniciativas que visam capacitar a gestão pública para a criação de projetos de mobilidade urbana e acessibilidade e otimização dos processos administrativos para a concessão de licenciamento de obras.
De acordo com o presidente regional da federação, as medidas dão continuidade à atuação na Região dos Lagos, que passou a contar com uma unidade operacional Firjan SENAI SESI em 2024, contribuindo com o fortalecimento da oferta de formação profissional e suporte para o desenvolvimento das empresas da região. “Nesse contexto estamos estendendo nossa atuação aqui na região com a implantação de medidas que auxiliem o poder público a garantir melhor infraestrutura para a população e para a atração de investimentos”, enfatizou Guadagnin, acompanhado de técnicos da Firjan SENAI SESI.
São Pedro da Aldeia passa a atuar com os dois programas na gestão pública
O município, que teve o reconhecimento da aplicação do programa Calçada Acessível com a premiação pela gestão 2021-2024, formalizou a continuidade dos trabalhos para o próximo período da administração pública: 2025-2028. “São Pedro da Aldeia é o primeiro município a assinar os dois termos de cooperação técnica no mesmo momento, visando a melhoria na infraestrutura e o desenvolvimento da cidade”, destacou o Marcelo Kaiuca, vice-presidente da Firjan e coordenador do Calçada Acessível.
O programa visa oferecer à população melhores condições de mobilidade, com projetos de infraestrutura urbana, garantindo acessibilidade em calçadas e em espaços públicos. A iniciativa surgiu da parceria entre federação e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e já foi trabalhada com 45 municípios do estado do Rio de Janeiro. “O trabalho oferece assessoria especializada para que cada cidade consiga desenvolver seu manual técnico de calçadas, que contribui para a criação de um decreto ou lei, atendendo às especificidades da região”, destacou o arquiteto urbanista Luiz Gustavo Guimarães, especialista técnico do Centro de Referência em Construção Civil da Firjan SENAI SESI Tijuca.
E para essa nova etapa, além de projetos de mobilidade urbana e acessibilidade, os técnicos da gestão pública serão capacitados para otimizar os processos de concessão de alvará de construção e funcionamento de empreendimentos, por meio do Licença 4.0. “Esse projeto tem muito a agregar aos processos administrativos do município. A agilidade na emissão das licenças de construções movimenta o mercado, com atração de investimentos e, consequentemente, geração de empregos”, destacou Alberto Besser, consultor de Desenvolvimento Setorial da Firjan SESI.
O projeto surgiu por meio do Rio Construção e prevê o mapeamento dos processos, identificação dos tempos produtivos, esperas e retrabalhos, de forma a definir melhorias para cada localidade. “Tenho certeza de que essa será uma parceria muito importante para o nosso município, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população, às pessoas que nos visitam e às empresas que estão se instalando aqui”, destacou o prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlos Fábio da Silva.
Cabo Frio formaliza parceria para estabelecer decreto de mobilidade urbana
O município que já conta com o manual técnico de calçadas, resultado de trabalho iniciado em 2017 em parceria com a Firjan por meio do programa Calçada Acessível, agora segue para nova etapa: a normatizaçaõ das orientações para o estabelecimento da mobilidade urbana e acessibilidade.
“O fortalecimento da parceria com a Firjan gera credibilidade para esse projeto. Tratar das calçadas com acessibilidade, seguindo toda normativa e padronização, tem relação com cidade vocacionada para o turismo e, se esperamos que haja desenvolvimento, temos que buscar projetos como esse”, destacou o prefeito de Cabo Frio, Sérgio Azevedo.